playlist Music

terça-feira, 23 de março de 2021

ALEXA TARANTINO - CLARITY (Posi-Tone)

Eu primeiro observei Alexa Tarantino no Umbria Jazz Festival em Perugia, Itália, em 2012. Ryan Truesdell trouxe 26 estudantes da Eastman School of Music para atuar em seu Gil Evans Project. Tarantino não foi um dos solistas escolhidos da orquestra, mas Truesdell me contou que ela rapidamente tinha reunido diversos instrumentistas de palhetas novos, porque o projeto necessitava deles, incluindo um fagote. Ela tinha apenas 20 anos.

Adiantando oito anos. Tarantino agora tem um título de bacharel de Eastman e um mestrado da Juilliard, e ilumina a sala quando ela sola. Em seu segundo álbum, “Clarity”, ela toca os saxofones alto e soprano, flauta e flauta alto. A ampla paleta tímbrica é intrigante para uma gravação em quarteto.

Ela inicia na flauta com uma impecável interpretação de “Through”, sua própria peça modal, gradualmente intensificada. Ela vocaliza “Gregory Is Here” no saxofone soprano, derramando variações enlevadas de temas mais sedutores de Horace Silver. No saxofone alto, ela retrata a melodia melancólica de “La Puerta” de Luis Demetrio em um gesto singularmente gracioso, que parece sem esforço.

Técnica superior a capacita a soar sem pressa em qualquer tempo, e sua proficiência também lhe permite relaxar em sua primeira prioridade: melodia. A única canção bem conhecida, aqui, é a última faixa, “My Ship”. Quem sabia que a canção icônica de Kurt Weill foi concebida para flauta alto? Tarantino esbanja neste rico instrumento, sonoridades sensuais sobre a melodia assombrosa de Weill (Os solos do pianista Steven Feifke e do baixista Joe Martin são também arrebatadores).

Ela é uma instrumentista da tendência direta, que continuará a crescer, mas não há necessidade de esperar seu futuro. Baseado na última faixa, o navio (ship) de Alexa Tarantino já partiu.

Faixas : Through; A Race Against Yourself; La Puerta; A Unified Front; Gregory is Here; Karma; Breaking Cycles; Thank You For Your Silence; My Ship.

Músicos : Alexa Tarantino: saxofone alto; Steven Feifke: piano; Joe Martin: baixo; Rudy Royston: bateria.

Fonte: THOMAS CONRAD (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: