playlist Music

segunda-feira, 22 de março de 2021

ARTEMIS - ARTEMIS (Blue Note)

Blue Note Records tem uma antiga predileção por arrebanhar instrumentistas estelares atuais no estúdio e vendo o que emerge. Os grupos resultantes—entre eles o Blue Note All-Stars, Blue Note 7 e Out of the Blue—produziram resultados variados, e a maioria não dura muito tempo. Embora, esteja tentando dar liga a Artemis, um septeto de colíderes, partilhando a criatividade deles, nesta tradição, em suas diferentes histórias.

Para os iniciantes, o grupo multinacional e multigeracional reuniu-se em uma excursão europeia, em 2018, no Newport Jazz Festival, onde o presidente da Blue Note, Don Was, assistiu a este trabalho e contratou a banda. Deve também ser notado—embora as artistas desejassem que isto não viesse a ocorrer necessariamente —, ao contrário dos agrupamentos citados anteriormente, Artemis é composto inteiramente por mulheres: a pianista/diretora musical Renee Rosnes, a trompetista Ingrid Jensen, a saxofonista tenor Melissa Aldana, a clarinetista Anat Cohen, a baixista Noriko Ueda e a baterista Allison Miller. A vocalista Cécile McLorin Salvant, embora presente em apenas duas faixas neste estreia com o nome do grupo, é considerada um membro pleno do grupo.

Cinco dos músicos compuseram o material para as nove faixas do trabalho, produzido por Rosnes. “Goddess of the Hunt”, de Miller, é uma faixa alegre que abre o álbum, rapidamente se estabelece para assegurar que este seja um esforço democrático, escolhendo um solo impressionante para exibir todos, exceto a seção rítmica, que, entretanto, estabelece a direção sinuosa (o toque da bateria de Miller ao longo do álbum está sempre presente). Humores e tempos mudam, constante e frequentemente, radical, faixa a faixa; a solidão de  “Nocturno” de Cohen abre caminho para a jovial  “Step Forward” de Ueda na qual a baixista, finalmente, assume a virada para seguir solta.

Entre as reinterpretações, indo de “The Sidewinder” de Lee Morgan a “If It’s Magic” de Stevie Wonder, esta, absolutamente transformada pela delicada leitura de Salvant, ao final das contas “The Fool on the Hill” de Lennon e McCartney é a mais deslumbrante. Rearranjada magistralmente por Jensen, às vezes próxima de estar além do reconhecimento, é um estudo de texto na arte da reimaginação. As componentes de Artemis indicaram que vieram para uma longa jornada, apesar de pautadas pelos seus compromissos individuais. Nós, certamente, esperamos por isto.

Faixas : Goddess Of The Hunt; Frida; The Fool On The Hill; Big Top; If It's Magic; Nocturno; Step Forward; Cry Buttercup Cry; The Sidewinder.

Músicos : Renee Rosnes: piano; Allison Miller: bateria; Melissa Aldana: saxofone; Noriko Ueda: baixo; Ingrid Jensen: trompete; Cecile McLorin Salvant: voz / vocal; Anat Cohen: clarinete, clarinet baixo.

Nota : Este álbum foi considerado, pela JazzTimes, como um dos 30 melhores lançados em 2020.

Fonte: JEFF TAMARKIN (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: