playlist Music

quinta-feira, 11 de março de 2021

CHRIS DINGMAN - EMBRACE (Inner Arts)

Brilhante, simples e encrespado, “Embrace”, a nova gravação do vibrafonista Chris Dingman, contrasta surpreendentemente em relação aos seus predecessores, “The Subliminal” e “Sublime” de 2015 e “Waking Dreams” de 2011. Estas gravações foram trabalhos em sexteto destacando densas e complexas composições. “Embrace” tem o sentimento solto e flexível de uma sessão de sopro, ainda que com instrumentação não usual: vibrafone, baixo (Linda May Han Oh) e bateria (Tim Keiper). O vibrafonista subestimado Walt Dickerson gravou neste contexto austero no meado dos anos 70, mas não tem sido bem utilizado desde então.

O som não é esparso. A profundamente reverberante entonação de Dingman, a sólida fundação de Oh e o acompanhamento agradável de Keiper criam ricas texturas sonoras. Muitas das faixas trazem à mente uma gloriosa vista de colinas ensolaradas ou as deliciosas possibilidades de manhãs de fim de semana   em generosos Greenmarkets. Outras são mais reflexivas, algumas são inspiradas pela música do grande guitarrista/vocalista malinês Ali Farka Toure, e estas faixas ressoam com qualidade reflexiva, quase espiritual. “Ali” em particular deve algo ao trabalho de Toure com o mestre do kora, Toumani Diabaté.

Dingman—que estudou na Wesleyan e no Thelonious Monk Institute e que apareceu em gravações fundamentais de Ambrose Akinmusire, Harris Eisenstadt, Steve Lehman e Jen Shyu—agilmente move-se entre funções de acordes, melódicas e percussivas em sua música. Exibindo seu formidável perfil improvisador em “Embrace”, Dingman afirma seu papel na linha de frente de um grupo de vibrafonistas emergentes, incluindo Joel Ross, Patricia Brennan e Sasha Berliner. Uma estória corrente carrega o título “Good Vibes”, que parece mais inevitável do que nunca.

Faixas

1 Inner Child 6:41           

2 Find a Way 8:34           

3 Ali 6:15            

4 The Opening + Mudita 6:09    

5 Goddess 5:03

6 Forgive / Embrace 5:32             

7 Hijinks and Wizardry 5:02        

8 Steps on the Path 3:50              

9 Folly of Progress 6:39

Fonte: MARTIN JOHNSON (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: