playlist Music

sexta-feira, 12 de março de 2021

DAVID FINCK - BASSICALLY JAZZ (Burton Avenue)

Se já houve um baixista valoroso como o rótulo de “herói descohecido”, este é David Finck. Suas linhas líricas e firme senso harmônico subjacente ajudaram a adicionar cor, valor, forma e dimensão ao trabalho do pianista Steve Kuhn, da vocalista Rosemary Clooney, do saxofonista/clarinetista Paquito D’Rivera, do trompetista Claudio Roditi e do saxofonista Phil Woods. Esta é uma pequena amostra de seus associados no jazz. Finck tem também uma plenitude de ocupações em outros domínios durante suas quatro décadas de atividade, explorando sessões com muita gente desde Rod Stewart a Portishead e Jon Secada a Peter, Paul & Mary. Dada sua afiada musicalidade e currículo amplo, uma questão instantaneamente assoma: Porque Finck não é melhor conhecido fora do campo dos iniciados? Talvez, por seus poucos lançamentos como líder. Ou talvez viver sob a superfície seja simplesmente um pouco da vida de um baixista.

De qualquer forma, “BASSically Jazz”— apenas o terceiro trabalho como líder de Finck — ostenta numerosas riquezas.  A lista dos músicos, de primeira, que inclui o vibrafonista Joe Locke, o pianista Jim Ridl e o baterista Cliff Almond, dentre outros, fazem jus às expectativas; o repertório e arranjos demonstram elegância e atratividade; um par de vocalistas convidados—Linda Eder e Alexis Cole—empresta variedade e adiciona profundidade ao programa e o homem no comando, estilisticamente, balança o contexto e papeis de primeiro plano com suprema habilidade. Se mantendo as coisas deprimidas durante “Old Devil Moon”, fundindo com Locke em “O Barquinho”, adicionando rico arco de trabalho para “The Summer Knows” e “When I Look in Your Eyes”, ou configurando a cena para “Alfie”, mantem o instrumento de Finck como um modelo de pureza melódica e perfeição rítmica. Esta é uma música verdadeiramente gratificante de um dos melhores baixos do mundo.

Faixas: Old Devil Moon; O Barquinho; The Summer Knows; Moment's Notice; Tuyo (Theme from Narcos); I Love You So; When I Look in Your Eyes; The Song is You; Alfie; Bluesette; Walkin' My Baby Back Home; All My Tomorrows.

Músicos: David Finck: baixo, vocal (12); Joe Locke: vibrafone; Jim Ridl: piano; Cliff Almond: bateria; Ali Ryerson, flauta (6, 10); Kevin Winard, percussão; Mike David: trombone (5); Linda Eder (3), Alexis Cole (6, 10): vocal.

Fonte: DAN BILAWSKY (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: