playlist Music

domingo, 21 de março de 2021

FRANCO AMBROSETTI QUINTET - LONG WAVES (Unit Records)

O veterano trompetista/flugelhornista e compositor de jazz, Franco Ambrosetti, lidera o montante de uma sessão de sopro: majoritariamente as composições são suas, mais um par de standards. Porém, o que a banda é?. O auge do grupo no bebop, provavelmente, teria sido anunciado como "All Stars". O guitarrista John Scofield, o pianista Uri Caine, o baixista Scott Colley e o baterista Jack DeJohnette têm uma História ilustre dentro da música—como líderes e acompanhantes—com Ambrosetti e muitos outros. Eles adotaram uma notável abordagem, determinada, soando como uma banda real em vez de um conjunto de estrelas.

"Milonga" inicia o álbum com um simples, quase descontraído suíngue. O solo do líder é seguido por Scofield em um humor suave, usando uma, excepcionalmente, tradicional entonação limpa. Caine toma seu solo em um território mais bebop, antes de se entregar à contribuição lírica de Colley. O retorno à liderança é marcado pelo mais ativo obligato, tocando mais a partir de Scofield do que da abertura. "Try Again" é uma vigorosa música bebop com uma melodia desenvolta: uma boa oportunidade para rápido toque e firme suíngue. "Silli's Long Wave" inicia com uma introdução em adorável atmosfera em rubato, antes de se mover em tempo mais rápido e apresenta um, especialmente, solo lírico de guitarra.

"One For The Kids" alterna funk com um sentimento suingante. Todos estão alegres com isto, especialmente DeJohnette, que constantemente encontra novos caminhos com seu balanço. Então há os standards, associados ao trompetista Miles Davis. "Old Folks" é a balada do trabalho, marcado por refrões melódicos a partir do flugelhorn e guitarra. "On Green Dolphin Street" é apresentada vivamente e tocada com despreocupação. Caine toma um pouco dos arredores para seu solo, enquanto Colley permanece próximo às mudanças (com o oferecimento suave de Scofield). Scofield, Caine e Ambrosetti se revezam, negociando oitavas com DeJohnette (em um verdadeiro estilo de jam session bebop) antes do final.

É uma consideração ouvir músicos deste calibre simplesmente deixando seguir o fluxo, livre. Nada revolucionário aqui: apenas o jazz moderno tocado com habilidade e entusiasmo.

Faixas: Milonga; Try Again; Silli's Long Waves; One For The Kids; Old Folks; Silli's Waltz; On Green Dolphin Street.

Músicos: Franco Ambrosetti: trompete, flugelhorn; John Scofield: guitarra; Uri Caine: piano; Scott Colley: baixo; Jack DeJohnette: bateria.

Fonte: Mark Sullivan (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: