playlist Music

segunda-feira, 15 de março de 2021

MATTHEW SHIPP - THE PIANO EQUATION (Tao Forms)

Matthew Shipp chegará aos 60 anos em Dezembro e há álbuns— como solista, líder e acompanhante (mais notavelmente com o extinto quarteto de David S. Ware) —documentados em sua carreira por mais da metade de sua vida. No entanto, é duro pensar nele como um “instrumentista mais velho”, porque sua abordagem para espetáculos de piano não sinaliza complacência que pode vir com a idade. Se há alguma coisa, Shipp tem refinado a energia de seu trabalho mais cedo e aperfeiçoou uma das mais distintas vozes ao piano atualmente.

“The Piano Equation” é o primeiro lançamento na Tao Forms, um selo fundado pelo baterista Whit Dickey, um antigo colaborador de Shipp. Estas 11 faixas foram criadas espontaneamente e apresenta uma incrível clareza de pensamento conforme se desdobra e se expande. Shipp nunca se perde por falta de ideias, nunca toma um pensamento e flerta com ele. Uma pulverização de notas dissonantes em “Void Equation” poderia ter produzido um balanço anguloso, mas o pianista descarta-o rapidamente conforme ele o introduz, usando a energia para impulsionar outra direção. Algo similar acontece em “Radio Signals Equation”, mas Shipp retorna aos seus temas, adicionando variações de cada vez. Como em “Void Equation”, “Swing Note from Deep Space” inicia com uma subcorrente de ideias hard-bop ao piano. Se elas não são interpretadas em forma plena, elas podem ser sentidas apenas abaixo das camadas.

Enquanto Shipp está, ainda, perfeitamente em casa martelando os acordes em registro mais baixo, a sensibilidade, também, é determinante neste trabalho. Ele usa os registros mais altos em “Land of the Secrets” para uma melodia que inicia em estilo, relativamente, suave. “Piano in Hyperspace” merece seu título, sugerindo uma contemplação reflexiva dentro de um vasto espaço.

É bom saber que Matthew Shipp não exibe sinal de amaciamento.

Faixas: Piano Equation; Swing Note From Deep Space; Piano In Hyperspace; Vortex Factor; Land Of The Secrets; Void Equation; Tone Pocket; Clown Pulse; Radio Signals Equation; Emission; Cosmic Juice.

Nota: Este álbum foi considerado, pela JazzTimes, um dos 30 melhores álbuns lançados em 2020.

Fonte: MIKE SHANLEY (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: