playlist Music

quarta-feira, 3 de março de 2021

RON CARTER / DANNY SIMMONS - THE BROWN BEATNIK TOMES: LIVE AT BRIC HOUSE (Blue Note)

Com “The Brown Beatnik Tomes: Live At BRIC House”, o pintor e poeta Danny Simmons—o irmão mais velho de Def Jam, o empresário teatral Russell Simmons e o Rev. Run de Run DMC—imaginam uma poesia em versão negra da cena beatnik, algo reflexivo da experiência afro-americana. Ainda melhor, ele faz ao vivo, como o serpenteio do baixo de Ron Carter abaixo das cadências poéticas, base dos voos verbais em jazz angular e blues.

E por um pouco mais que oito minutos, funciona. “The Jigaboo Waltz” é uma evocação correntemente criativa para interpretar papéis da cultura norte-americana, que tem demandado do homem negro, e Carter responde ao, às vezes, sarcástico verso, abertamente zangado com o baixo tocando direto a partir da avant-garde dos anos 60. Em outra parte, entretanto, o conceito tremula e desliza. “For A Pistol”, um tributo a Amiri Baraka, oferece apenas uma simples matáfora (poeta com pistola) sobre um ostinato trotante. E enquanto a declamação de Liza Jesse Peterson contra as desnecessárias mortes de jovens negros inicia com uma boa mente tensionada, uma ausência de estímulo entre Carter e o beatboxer LuQuantumleap asseguram que não há comparação deste balanço com o poder da polêmica.

O trio de Carter com o pianista Donald Vega e o guitarrista Russell Malone contribui com duas faixas, e o baixista oferece um adorável e alusivo solo em “There Will Never Be Another You”. Entre eles, entretanto, as faixas não ultrapassam cinco minutos de música, que mesmo em um álbum tão curto, parece avaro.

Faixas: Live At BRIC House: For A Pistol; The Final Stand Of Two Dick Willie; Feeling It Coming On; Tender; Here’s To Oscar; Where Do I Begin; There Will Never Be Another You; The Jigaboo Waltz; The Brown Beatnik Tomes. (31:17)

Músicos: Ron Carter, baixo; Danny Simmons (1–4, 8, 9), Asha Bandele (1), Liza Jesse Peterson (6), vocal; Donald Vega (5, 7), piano; Russell Malone (5, 7), guitarra; LuQuantumleap (6), beatbox.

Fonte: J.D. Considine (DownBeat)  
 

Nenhum comentário: