playlist Music

sábado, 13 de março de 2021

VALERY PONOMAREV - OUR FATHER WHO ART BLAKEY: THE CENTENNIAL (Summit)

Nas tradições do Jazz Messengers, um número de trompetistas seguiu na frívola esteira de Lee Morgan e Freddie Hubbard, incluindo um jovem russo, que assumiu a cadeira de trompetista ao final dos anos 1970, dando campo para a ascensão de Wynton Marsalis. As emanações fluentes no bebop de Valery Ponomarev ajustam-se como uma luva dentro do critério de Art Blakey, e o baterista veio a ser uma figura paterna para o jovem. Blakey teria celebrado seu 100º aniversário em 2019 e, na ocasião, Ponomarev reuniu uma banda para atuar em versões orquestrais de clássicos do Messenger, arranjados pelo trompetista. Há um número de locais onde a orquestra ao vivo não está completamente reunida, entretanto, os problemas de entonação (especialmente nos trompetes) são evidentes. Faixas que agrada as multidões como “One By One” são fidedignas representações do material original, mais reencarnação que reimaginação. O destaque é a tomada de Ponomarev para “Caravan”, movendo-se através de capítulos épicos da versão de Hubbard abaixo do seu desafio como contraponto. Aos 76 anos, Ponomarev ainda atua e lidera sem medo e com gosto, uma peculiaridade que ele provavelmente adquiriu de Blakey.

Faixas: Overture; Tell It Like It Is; Are You Real?; One By One; Caravan; Webb City; Hammer Head; Quick Silver; Kalypso To Theme Song. (52:56)

Músicos: Valery Ponomarev, Rick Henly, David Neves, Antoine Drye, Waldron Ricks, trompete.; Victor Jones, bateria; Ruslan Khain, baixo; Mamiko Watanabe, piano; Todd Bashore, Chris Hemingway, saxofone alto; Peter Brainin, Steven Carrington, saxofone tenor; Anthony Nelson, saxofone barítono; Stafford Hunter, Alvin Walker, Jimmy O’Connel, Jack Jeffers, trombone.

Fonte: Gary Fukushima (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: