playlist Music

quinta-feira, 29 de abril de 2021

DAN WEISS’ STAREBABY- NATURAL SELECTION (Pi)

Não deixe o título enlouquecer você. O segundo álbum do Starebaby—o maleável conjunto avant-garde de inclinação metálica de Dan Weiss— adota mais estímulos de David Lynch do que Charles Darwin. Alimentando as noções agourentas e surreais embebidas no retorno de Twin Peaks em 2017, encontramos este trabalho do baterista/compositor com seu domínio mágico do tempo, textura e forma para seu propósito. Ele cria series de tulpas (NT : Tulpa é uma entidade ou objeto que, segundo o budismo tibetano, pode ser criado unicamente pela força de vontade, envolvendo meditação, concentração e visualização intensas) : novas composições misticamente alinhadas ao material da estreia do homônimo Starebaby.

Uma percepção de antecedentes mostra-se iluminada, mas entendendo todas as conexões — os arcos de mudança de humor que se juntam nesta coletânea, “Episode 18”, com “Episode 8” do álbum anterior, por exemplo—que não é um pré-requisito para a audição. De fato, a entrada nestes espaços, sem quaisquer preconcepções, enriquece os ato(s) de descoberta. Complexo bastante para qualquer conjectura e erudito o bastante para possibilitar o momento, esta música está plena de surpresas terríveis.

Pode-se dizer que “The Long Diagonal” aponta um som distorcido—colocando vertiginosos acompanhamentos improvisados, máximas minimalistas e alarmes fora de forma em contato próximo—ou nota como “A Taste of a Memory” que usa a quietude química como um prólogo para o perigo. Porém, chamar poucos atributos musicais ou descritores por qualquer destas peças parece inutilmente reducente, cortando a majestade do voo. Weiss, cujos questionamentos sobre a existência com a ajuda dos assustadoramente pianistas fluentes (e magias do sintetizador) Matt Mitchell e Craig Taborn, o herói afiado da guitarra Ben Monder, e o cadenciado baixo elétrico de Trevor Dunn, que gerenciam o movimento artisticamente encorpado sem mesmo causar o desaparecimento de uma batida. Que, na verdade, diz tudo.

Faixas

1 Episode 18 12:58

2 Dawn 06:04

3 The Long Diagnoal 07:09

4 A Taste Of a Memory 14:00

5 Today is Wednesday Tomorrow? 06:16

6 Bridge of Trust 08:08

7 Accina 15:02

8 Head Wreck 08:36

 Músicos: Matt Mitchell: piano, Prophet-6; Craig Taborn: piano, Fender Rhodes, sintetizador; Ben Monder: guitarra; Trevor Dunn: baixo elétrico; Dan Weiss: bateria, tabla, piano.

 Fonte: DAN BILAWSKY (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: