playlist Music

segunda-feira, 19 de abril de 2021

JEREMY PELT - THE ART OF INTIMACY, VOL. 1 (HighNote)

Jeremy Pelt necessitou de alguns anos antes dele fazer um álbum como “The Art of Intimacy, Vol. 1”. Como muitos jovens talentosos, o trompetista despendeu seus anos iniciais cuspindo fogo e caçando ideias para ver o que atrairia: mais confortável em post-bop e configurações modais, com os usuais suspeitos—Miles, Hubbard, dentre outros—servindo como uma luz guia, ele também se aventurou dentro de criações amplas orquestrais, funk e jams eletronicamente ampliadas, sempre ousadas, frequentemente audaciosas.

Pelt, há muito tempo, provou suas habilidades, versatilidade e voluntariedade para sair de onde estava antes— “The Artist (2019) ”, estava ancorado por uma suíte de várias partes inspirada em esculturas de Rodin—mas nunca tomou tal profundidade, grande alento e, simplesmente, tocou tão suave, como ele faz aqui. O que faz “The Art of Intimacy” tão surpreendente é sua deliberada falta de centelhas, é doce com arestas arredondadas: Aos 43, Pelt (que se autoproduziu) realizou a gravação menos sobrecarregada da história de sua carreira, moderada, um trio sem bateria, consistindo primariamente de baladas, a maioria delas standards, que virtualmente define a frase “jazz suave”.

Ele não poderia ter escolhidos melhores parceiros para este trabalho do que o pianista George Cables e o baixista Peter Washington, senhores maduros que escoam suavidade e sensibilidade em seus toques. Em faixas como “Little Girl Blue” de Rodgers e Hart e “Then I’ll Be Tired of You” de Yarburg/Schwartz, o mútuo respeito do trio está onipresente, da mesma forma que espaços são abertos em suas interações, habilmente medidas e conduzidas. Das poucas composições inéditas, a abertura “Love Is Simple” de Pelt e a coescrita com Washington, “Ab-o-lutely” (onde Cables fica de fora), desenvolvem-se para dizer muito com pouco. “The Art of Intimacy, Vol. 1” é caloroso como um acolhedor lençol familiar—que venha o volume 2.

Faixas

1 Love Is Simple              

2 Little Girl Blue              

3 Always on My Mind   

4 I've Just Seen Her        

5 Then I'll Be Tired of You           

6 Ebony Moonbeams   

7 While You Are Gone  

8 Ab-O-Lutely  

9 I'll Never Stop Loving You

 Músicos: JEREMY PELT, trompete; GEORGE CABLES, piano; PETER WASHINGTON, baixo.

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=tpuPqbbV6Dc

 Fonte: JEFF TAMARKIN (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: