playlist Music

terça-feira, 13 de abril de 2021

MAX LIGHT TRIO - HERPLUSME (Red Piano)

Max Light está tendo um ano completo. O guitarrista de 27 anos natural de Bethesda, Maryland, está lançando seu álbum de estreia como líder, “Herplusme”, apenas em um tempo curto após ele tomar o segundo lugar no prestigioso Herbie Hancock (anteriormente Thelonious Monk) International Jazz Guitar Competition. Observando o certame, foi fácil ver como ele foi tão longe, empunhando a bela Gibson ES-345 ele tocou “Prelude to a Kiss” de Duke Ellington com delicado romantismo, mas também com interação imaginativa de som harmônico —impedindo a balada de deslizar em qualquer lugar próximo do território do sentimentalismo—e “Hey, It’s Me You’re Talking To” de Victor Lewis com alta sensibilidade e uma entonação que conectou a reverberação sinfônica de Les Paul e o fragmento blueseiro de Joe Bonamassa.

Em “Herplusme”, Light demonstra uma forte fluência com contornos angulares do moderno jazz para guitarra, especialmente como está sendo definido (ou redefinido) por gente como Mary Halvorson e Miles Okazaki. Ele segue suas tonalidades angulares, enquanto persegue uma ênfase maior nas dinâmicas do grupo, organizando o álbum em torno da interação entre guitarra, baixo e bateria tanto quanto solos. Para a faixa de abertura, “Boy”, seus encorpados e densos acordes chocam-se contra as batidas da bateria de Matt Honor, enquanto o baixista Simón Willson navega através da linha do baixo. Em “Overcrooked”, Light toca melodias circulares que descem em espiral juntas a um redemoinho. Light, Willson e Honor continuam a desorientar o ouvinte em razão de nunca verdadeiramente tocar na batida, às vezes eles se aproximam, às vezes se afastam, fazendo parecer como se a melodia estivesse constantemente aprisionada.

Light retorna para algo como seu em “Prelude to a Kiss” e na abordagem em “Dog”, que ocorre também na maioria de todas as faixas. Sua entonação aqui é mais muscular que romântico, alternando entre acordes estridentes em bloco e arpejos finos. A meio de caminho, ele embarca em um solo serpentiforme, que vê seus dedos em constante movimento através do braço da guitarra. Eu suspeito que eles se moverão, similarmente, para anos a vir.

Faixas

1.boy 05:12

2.overcrooked 02:52

3.pumpkin pie 05:54

4.dog 04:47

5.baby's hard times 05:28

6.the things you 03:05

7.bagel 05:38

8.dennisport 03:35

 Músicos: Max Light – guitarra; Simón Willson – baixo; Matt Honor – bateria.

Fonte: JACKSON SINNENBERG (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: