playlist Music

sábado, 10 de abril de 2021

SOMI - HOLY ROOM: LIVE AT ALTE OPER WITH FRANKFURT RADIO BIGBAND (Salon Africana)

Esta gravação documenta um encontro ocorrido em Maio de 2019 entre a vocalista Somi e o titular alemão de uma orquestra (também conhecida como a hr-Bigband) —em sua primeira colaboração com uma big band, mas que nunca saberia o som das coisas. Apresentando estórias que dissecam as experiências dentro das comunidades imigrantes, femininas, negras e africanas, é uma peça notável de intento artístico em questões palpitantes, enquanto, também, estimula espíritos.

O programa, focando primariamente no material dos dois álbuns anteriores de Somi, “The Lagos Music Salon” de 2014 (Resenha publicada neste blog em 09/06/2016) e “Petite Afrique” de 2017 (Resenha publicada neste blog em 04/08/2018), que valorizam força e espaço. Os arranjos habilidosamente elaborados por John Beasley conduzem a produção, mas nunca se sobrepõe aos vocais ou prejudicam a(s) narrativa(s). O guitarrista Hervé Samb e o pianista Toru Dodo constroem conexões profundas com Somi em caminhos habilidosos, e a banda prospera no ato encorajador de criação.

A condução por um caminho através de realidades dolorosas, prova ser um tema recorrente, conforme Somi chama a atenção para pessoas vulneráveis e questões sérias. A aguçada e percussiva “Black Enough” oferta múltiplas camadas de racismo. “The Gentry”, um dinâmico e emocionante passeio com uma prolixa introdução de Hans Glawischnig no baixo, explora a esterilidade cultural que chega no embalo da gentrificação. “Lady Revisited”, uma oferta com influência de uma batida africana, que toma parte do fluxo lírico de “Lady” de Fela Kuti, investiga o tópico da violência doméstica. E a pesarosa “Like Dakar”, deslizando em cinco, reflete a suplantação dos senegaleses residentes no Harlem e suas tradições.

Nunca fugindo da difícil temática, Somi deixa sua voz ressoar com uma mistura de equilíbrio e poder. A receita do álbum será doada para o Black Art Futures Fund, enquanto ela trilha o caminho e canta a verdade.

Faixas

1 Kadiatou the Beautiful 7:27    

2 Black Enough 5:50       

3 Ankara Sundays 6:32  

4 Like Dakar 7:07             

5 The Gentry 11:15         

6 Alien  6:27      

7 Two Dollar Day 10:06 

8 Ingele 13:07   

9 Last Song 6:16               

10 Lady Revisited 8:46  

11 Holy Room 8:15

 Fonte: DAN BILAWSKY (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: