playlist Music

sexta-feira, 14 de maio de 2021

ADAM NUSSBAUM - LEAD BELLY REIMAGINED (Sunnyside)

Uma carreira de 40 anos do baterista de jazz Adam Nussbaum inclui temporadas com qualificados saxofonistas (Michael Brecker, Dave Liebman) e com guitarristas (John Scofield, John Abercrombie), mas o baterista não lançou sua estreia solo até 2018. O projeto Lead Belly foi saudado como uma surpreendente influência de Nussbaum: o folk de Louisiana, blues e música do artista raiz, Huddie Ledbetter (1888-1949),  renomado por seu estilo composicional, vocal e toque no violão de 12 cordas. Seu seguimento, “Lead Belly Reimagined”, apresenta a mesma formação de um quarteto sem baixo, com o saxofonista tenor Ohad Talmor e os guitarristas geminados Steve Cardenas e Nate Radley. Embora, o surpreendente primeiro álbum de Nussbaum seja, todavia, heteredoxo.

Um mestre da sutileza e da nuance, Nussbaum injeta o elemento de surpresa dentro de joias, nas quais ele cresceu ouvindo. Sua introdução na abertura de “Relax Your Mind” lidera uma performance divertida do grupo condizente com uma gravação “ao vivo” em estúdio, na qual o ouvinte escuta na sala (o estúdio caseiro de Talmor, em Seeds, Brooklyn) tanto como os músicos. Na enérgica “Laura”, Cardenas e Radley criam um tapete de repique dos acordes para amortecer as pausas do saxofonista. Em “Princess Elizabeth”, o líder alterna-se entre escovinhas e baquetas para acentuar o acompanhamento etéreo dos seus companheiros de banda. Mesmo a canção familiar, a faixa mais conhecida desta coleção, “Rock Island Line”, permanece majoritariamente camuflada, apenas espreitando intermitentemente.

A metade do segundo disco alterna entre reverência e extravagância. Os guitarristas criam luz e sombra ao longo da dramática “When I Was a Cowboy”, enquanto a melodia sussurrante guia Talmor na atmosférica “If It Wasn’t for Dicky”, na qual Nussbaum desliza entre escovinhas e baquetas. No meio está “Shorty George”, exibindo as influências de New Orleans de Ledbetter através da segunda linha do tambor de Nussbaum e a destreza no passeio pelas bordas. “Governor Pat Neff” encerra o disco, com o quarteto demonstrando que não se leva bastante a sério. Uma marcha improvisada ao final culmina em tumultuada gargalhada.

Faixas

1 Relax Your Mind 5:47

2 Laura 4:47

3 Princess Elizabeth 4:38

4 Rock Island Line 4:41

5 When I Was A Cowboy 6:33

6 Shorty George 5:03

7 If It Wasn't For Dicky 6:59

8 Governor Pat Neff 4:59

Fonte: BILL MEREDITH (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: