playlist Music

domingo, 23 de maio de 2021

AKIRA TANA & OTONOWA - AI SAN SAN: LOVE'S RADIANCE (Vega Music USA)

“Ai San San: Love's Radiance” é uma transformação musical do mais alto calibre. Emprega melodias japonesas tradicionais e contemporâneas e as modela dentro de um álbum de jazz maravilhosamente arranjado e interpretado. Instrumentos tradicionais japoneses incrementam dimensões texturais.

A abertura, "Antagata Dakosa", é vagamente reminiscente de "Afro Blue" de Mongo Santamaria e é um fantástico aquecedor direto, que salta firme na vigorosa chamada do saxofone tenor de Masaru Koga. O maravilhoso baixo de Noriyuki Ken Okada “canta” a melodia da faixa título sobre o piano arpejado, taiko drum e shakuhachi fluting de Kago. "Hinokuni Ryono" é uma joia mais triplamente lenta, que ondula com melancolia folk. O koto chora para abrir "Habu No Minato" e move-se no piano exoticamente sonoro e o saxofone soprano balança na pegada do tango. "Mura Matsui" é um animado clone do calypso "St. Thomas", que parodia Sonny Rollins. "Hamabe No Uta", tradicionalmente temperado, almeja a casa.

Se alguém não estiver cônscio do fato de que temas originais japoneses do presente e do passado são as fundações primárias das coisas aqui, a performance—alguém brilhante— seria brilhante em si. Não há uma pitada de transposição forçada ou insincera. É genuíno e excelente. Há intensa colaboração e foco em "Summer -Theme from Kikujiru No Natsu" e tira o chapéu para John Coltrane-Miles Davis em "Taiyo No Hoero". Os percussionistas Tana e Endo estão soberbos em "Tsunagareta Tairyo-bata" –um amálgama de 12/8 de tradicionais canções folk - antes dos solos finos de Hirahara e Okada. "Peace" de Horace Silver é reimaginado e é o encerramento perfeitamente intenso para esta sessão superior.

“Ai San San: Love's Radiance” é música maravilhosa interpretada por maravilhosos músicos de jazz, um trabalho de beleza, mistério e paradoxo japonês de simplicidade e complexidade.

Faixas: Antagata Dokosa; Ai San San: Hinokuni Ryojo; Habu No minatu; Mura Matsui; Hamabe No Uta; Natsu; Taiyo Ni Hoero; Tsunagareta Tairyo-bata; Kando; Peace.

Músicos: Otonowa: Masaru Koga: saxofones tenor e soprano, flauta, shakuhachi; Art Hirahara: piano; Noriyuki Ken Okada: baixo; Akira Tana: baterias, fan drums, bongôs (10); Shoko Hikage: koto (4); Kenny Endo: taiko e percussão (2, 4, 7-9, 11); Tetsuya Tatsumi: cornet (9).

Fonte: Nicholas F. Mondello (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: