playlist Music

sexta-feira, 28 de maio de 2021

ALAN BROADBENT TRIO - TRIO IN MOTION (Savant)

Alan Broadbent primeiro fez seu nome em 1975 com Irene Kral em seu álbum noturnal de piano-e-voz “ What Is Love”. Desde então, suas mais visíveis aparições têm sido como um pianista e arranjador para vocalistas: Barbra Streisand, Natalie Cole, Sue Raney, Georgia Mancio. Enquanto estas colaborações resultaram em carreira confortável, incluindo duas vitórias no Grammy e 13 nominações, que contam apenas metade da estória. Desde o meado dos anos 80, ele, também, esteve trabalhando com seu próprio trio, uma discreta, ainda que criativa, tomada. No momento, a Savant contratou o grupo para “New York Notes” de 2019, a seção rítmica de Broadbent constituída pelo baixista Harvie S e pelo baterista Billy Mintz. Eles retornam para o segundo lançamento em trio pela Savant, “Trio in Motion”.

Há duas inéditas, aqui, (“I Hear You” e “Moonstones”) e muitos standards (incluindo “Struttin’ with Some Barbecue” de Lil Hardin Armstrong, “Late Lament” de Paul Desmond e “One Morning in May” de Hoagy Carmichael). Não houve nenhum desafio do formato ou redesenho do livro de regras para álbuns de trio. Em vez disto, como uma gravação clássica de Oscar Peterson—pense em “The Sound of the Trio” de 1961—tudo é puro, sofisticado e ajustado.

As interpretações de Armstrong, Desmond e Carmichael são, inquestionavelmente, o melhor do trabalho. “Struttin’ with Some Barbecue” é impulsionada pela filtragem da batida de samba a partir de Mintz. A cozedura lenta de “Late Lament” recebe velozes sucessões de notas e apresenta habilidades de Broadbent para tensão e liberação. E a progressão em cascata de “One Morning in May” evoca um banho de sol.

Nem tudo dos 56 minutos de “Trio in Motion” é essencial. Uma versão muito direta de “Relaxin’ at Camarillo” de Bird, não pega fogo, e no terço final do álbum parece deslizar para o despercebido. Porém, no todo, é um trabalho atraente com inquestionáveis destaques e nenhum verdadeiro fracasso, exibindo que este acompanhante e improvisador está mais em movimento do que a maioria.

Faixas

1 Wonder Why 03:52

2 I Hear You 05:32

3 Lennie's Pennies 03:05

4 Struttin' with Some Barbecue 03:19

5 Late Lament 05:58

6 Relaxin' at Camarillo 04:44

7 One Morning in May 06:18

8 I Love You 03:19

9 Lady Bird 03:24

10 Like Sonny 05:19

11 The Hymn 03:48

12 Moonstones 06:58

Músicos: Alan Broadbent: piano; Harvie S: baixo: Billy Mintz: bateria

Fonte: MORGAN ENOS (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: