playlist Music

segunda-feira, 31 de maio de 2021

CHRIS POTTER – SUNRISE REPRISE

É duro pensar Chris Potter unicamente como um fenômeno do saxofone após ”There Is A Tide”, seu álbum solo de 2020 gravado em casa e lançado durante o lockdown. Um homem- orquestra, ele tocou 14 instrumentos no lançamento, seu terceiro para o selo britânico Edition. Sua mudança para o selo em 2019 estabelece campo para tais criativas incursões, que continuam rapidamente com este lançamento de “Sunrise Reprise”.

Este álbum captura o segundo encontro em estúdio para o trio de Potter com o pianista James Francies e com o baterista Eric Harland. Como com “Circuits”, a estreia deles em 2019, “Sunrise Reprise” fervilha com vitalidade modernista e oscilações eletrônicas— em uma leve retirada do trabalho inicial acústico de Potter. Mesmo assim, o ponto focal das composições do álbum permanece com as linhas perfeitamente esculpidas por Potter, neste caso, combinadas em uníssono ou harmonia em duas partes. Porém, Francies e Harland, providenciam a estabilidade para tal expansão vertical, com retribuição da exploração entusiasmada de Potter, que é ainda mais excitante. Alguém pode ouvir o perspicaz equilíbrio do trio em “Southbound” em reativa oferta de Francies e solos eletrizantes, ou em “Serpentine”, a pontuação impecável de Harland nas afirmações melódicas estimulantes dos instrumentos de sopro.

Curiosamente, a última faixa, “Nowhere, Now Here/Sunrise Reprise” e a primeira, “Sunrise And Joshua Trees” compartilham um gancho escondido—um pouco simples, intervalos que prendem. As noções musicais de Potter em torno desta marcante referência melódica: A música final só dura 24 minutos. Potter preenche o tempo com passagens reflexivas, balanços heterogêneos, efeitos etéreos e solos febris— nivelando um lançamento que pressagia alguma esperança, dias mais brilhantes e pontos de vista mais felizes.

Faixas: Sunrise And Joshua Trees; Southbound; Serpentine; The Peanut; Nowhere, Now Here/Sunrise Reprise. (54:42)

Músicos: Chris Potter, saxofone tenor e soprano, clarinete, flauta, teclados; James Francies, teclados; Eric Harland, bateria.

Fonte: Suzanne Lorge (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: