playlist Music

sexta-feira, 7 de maio de 2021

DAFNIS PRIETO SEXTET – TRANSPARENCY (Dafnison)

Sobre as passadas duas décadas, Dafnis Prieto estabeleceu a si mesmo como um baterista visionário, mas, também, e talvez mais importantemente, como um dinâmico líder e compositor. Se balançando com um trio experimental, trabalhando seu caminho em torno de um quinteto com ousado e belo intento, ou aquecendo atrás da sua orquestra vencedora do Grammy, ele sempre coloca a música à frente. Isto está claro através da sua obra inteira, e este trabalho, adequadamente intitulado, não é exceção.

Exercitando sua frutuosa caneta, Prieto usa este álbum— seu terceiro com um sexteto, seguindo “Taking the Soul for a Walk” de 2008 e “Triangles and Circles” de 2015 — para colocar seus pensamentos em manifesta clareza. Conversando com ritmos cruzados, linhas estabelecidas, mudanças rápidas da direção e episódios de pura graça fundamentamentando o trabalho. “Amanecer Contigo” ilumina o caminho com um prazeroso divertimento rítmico. “No Es Fácil” move-se de um relativamente campo suave para uma passagem mais energética. “Cry With Me” dá a Prieto uma oportunidade para liberar seu trabalho. E “On the Way”, que inicia em modo reflexivo antes de decolar atrás da propulsão pontilhista, parece retratar um frenético passeio em uma autoestrada. A única reinterpretação que acompanha estas inéditas—uma renovada tomada de “Con Alma” de Dizzy Gillespie, que é expandida e recolorida— sente-se direto em casa na mistura.

O impulso da bateria de Prieto puxa seu bem arranjado jazz latino pós-moderno para múltiplas direções, e seus companheiros de banda provam sua qualidade, também. Reedmen Román Filiú e Peter Apfelbaum ondulam, chamuscam e disparam. O trompetista Alex Norris embala um golpe seriamente significante. O pianista Alex Brown deslumbra com seu intricado desenho em rede. O baixista Johannes Weidenmueller possui um toque mais quieto. Não há, absolutamente, nenhuma tergiversação em torno destas performances maravilhosas. O sexteto de Dafnis Prieto triunfa na sua transparência.

Faixas

1 Amanecer Contigo 6:21           

2 No Es Facil 8:23            

3 Uncerntradition 7:41 

4 Con Alma 9:00              

5 Cry with Me 6:54         

6 On the Way 6:33          

7 Feed the Lions 6:08    

8 Nothing or Everything 7:57      

9 Lazy Blues 3:20             

Músicos: Román Filiú (sax alto), Alex Norris (trompete), Peter Apfelbaum (sax tenor), Alex Brown (piano), Johannes Weidenmueller (baixo), Dafnis Prieto (bateria).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=dkM3FSwtxcQ

Fonte: DAN BILAWSKY (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: