playlist Music

quarta-feira, 19 de maio de 2021

JANE BUNNETT AND MAQUEQUE - ON FIRM GROUND/ TIERRA FIRME (Linus/True North)

Com seus discos anteriores, “Oddara”, Jane Bunnett e Maqueque apresentaram uma visão quase panorâmica do jazz cubano, com lampejos de virtuosismo percussivo, respingos de música de câmara e explode na elevação regular do vocal. Embora haja uma plenitude de campo para a urgência rítmica de Bunnett, flauta emocionalmente expressiva e o sax soprano, os arranjos tomam a dor para exibir a variedade e versatilidade da sua banda. Se a música cubana foi uma grande tenda, eles foram determinados em interpretá-las.

“On Firm Ground/Tierra Firme”, por contraste, está menos interessada em um enquadramento da riqueza da música cubana do que na exibição do vigor do Maqueque em si. Como seria de se esperar. Cinco anos desde seu início, o sexteto apenas tem ganhado mais força, mais ajustado, mais funkeado e a música do seu terceiro álbum apresentam inconfundível confiança da banda, que encontra sua voz e está mais desejoso de se expressar.

Faixas como “La Linea” e “Habana De Noche” constroem, suavemente, estruturas melódicas em cima de sinuosidades, balanços ricamente harmonizados, baixo balançante e percussão contra os magníficos corais com o piano e o soprano de Bunnett, providenciando pungente contraponto. Em seu melhor, estas faixas soam como uma progressão lógica especializada no Irakere, amigavelmente pop.

O que finalmente faz Tierra Firme sacudir o chão são os momentos nos quais Bunnett e Maqueque movem-se além do padrão. A flexível e comovente “On Firm Ground” dá passos além das usuais fronteiras do jazz cubano, graças à sagrada e abrasadora steel guitar do convidado Nikki D. Brown (imagine Robert Randolph com Santana, então enquadre), enquanto “Broken Heart” com a baixista Tailin Marrero e Brown providenciando notas tristes bem colocadas, exibem um impressionante comando da balada.

Em todo lugar, “Monkey See Monkey Do” é adoravelmente um pouco de exaltação social, que não apenas fala do potencial interior, mas faz tanto com uma espécie de melodia despreocupadamente inspirada, que faz a mensagem (acreditar em você mesmo) parecer quase redundante. Bunnett e Maqueque devem cantar sobre estar em um terreno firme, mas claramente eles alcançarão as estrelas.

Faixas

1 La Linea (The Line Up) 3:49

2 Monkey See, Monkey Do 4:45

3 Momentum 3:20

4 On Firm Ground 4:53

5 Habana De Noche (Havana At Night) 4:35

6 Sky High 4:19

7 The Occurance (To Amelie) 4:33

8 Reencuentro (Re United) 6:34

9 Broken Heart 3:56

10 Mystery Of Jane's House 3:12

11 Pa' Con Paz 2:32

12 Musica En El Alma (Music In The Soul) 5:03

 Fonte: J.D. Considine (DownBeat)

 

Nenhum comentário: