playlist Music

sábado, 29 de maio de 2021

MAX BESSESEN - TROUBLE (Ropeadope)

Frequentemente agitado, hiperintenso e urgente, às vezes relaxado, sempre sondando: A música no álbum de estreia de Max Bessesen não é nada se não evocativa. Ele oferece retratos sonoros de um período de tempo, nosso presente perturbador, conforme evidenciado pelo nome do álbum e letras que acompanham—impressas mas não cantadas—que são referenciadas nos títulos das faixas.

Bessesen também apresenta evocações do lugar. “Bakkam” com sua batida funkeada, audaciosa, sax alto sinuoso e texturas irregulares, foi inspirada pela vizinhança da cidade de Chennai, India, um dos três países (ao lado de Gana e Cuba) , onde o residente em Chicago, o saxofonista viajou e estudou durante uma viagem ao longo de 2016.

A faixa título, na mesma duração de 7:20 como “Bakkam”, tem o cornetista Ron Miles, nativo da mesma Denver do líder, no cornet surdinado, emitindo longas entonações sobre uma cama de ritmos, que fluem livremente, fornecida pelos colaboradores regulares de Bessesen: o pianista Eric Krouse, o baixista Ethan Philion e o baterista Nathan Friedman. No caminho para “Trouble” estão “Mayhem”, com todo balanço electro-jazz e harmonia repetida das linhas dos instrumentos de sopro dando campo para solos extensos, e “Trials”, uma assombrosa peça desacompanhada, que tem o sax alto do líder tecendo e duplicando atrás de si mesmo.

Houve outros pares de peças breves com composições mais longas. Audacioso, efeitos de metralha na abertura, “Whirling”, são seguidos pelo estonteante postbop “Blue Glass Halo” e a bateria exibe “Nungam”, que conduz a “Bakkam”. Tudo isto e um standard romântico, também, conforme o quinteto encerra com uma leitura tranquila de “Be My Love”, que inicia com uma introdução ressonante de Philion e beneficia-se da interação rítmica de tensão e liberação e harmonias de sax-e-trompete e contrapontos. Foi um bom problema, mais do que nós poderíamos consumir.

Lista de faixas

1 Whirling 1:45

2 Blue Glass Halo 5:17

3 Nungam 0:51

4 Bakkam 7:20

5 Mantra 7:20

6 Mayhem 6:44

7 Trials 2:00

8 Trouble 7:19

9 Dervishes 4:30

10 Be My Love 5:18

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Vyy4fT9zWsw

Fonte: PHILIP BOOTH (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: