playlist Music

quinta-feira, 20 de maio de 2021

NOAH PREMINGER GROUP - ZIGSAW: MUSIC OF STEVE LAMPERT (Dry Bridge)

O saxofonista tenor, Noah Preminger, encontrou o trompetista Steve Lampert durante um trabalho em 2010 no West Village em Nova York e, conforme a amizade deles se aprofundou, cresceu a admiração de Preminger para o talento composicional do antigo músico. Poucos anos depois, ele pediu a Lampert para compor uma peça para uma banda. Preminger, agora, lançou a gravação desta composição—“Zigsaw: Music Of Steve Lampert”—em seu próprio selo.

As peças, majoritariamente improvisadas, duram quase 50 minutos e são como uma faixa simples, que pareceria um comprometimento bastante direto. Porém, além da rajada da abertura—um acorde decrescente— não há nada direto nesta composição. Nas notas para o disco, Lampert escreveu que ele imaginou a peça como um sonho ziguezagueante que circula em si umas 12 vezes. Cada ciclo comprime improvisação de uma sessão com melodia com 24 compassos abaixo de um solista; uma sessão improvisada abertamente; uma progressiva reiteração de dois de 24 compassos e uma sessão “fantasia”, repleto de eletrônica gutural e preenchido, às vezes, com absoluta despreocupação musical. Como um sonho, embora faça senso em um nível intuitivo.

O hepteto de Preminger, que conta com Rob Schwimmer no clavinete e continua no teclado (a fonte de misteriosa eletrônica), executa o desafio da construção composicional de Lampert. Nas mãos de um grupo menos exigente, o trabalho, facilmente, poderia ter rcaído em surreal mina de barulho, sem qualquer intencionalidade. Porém, o compromisso dos instrumentistas para requintar muitas das mudanças de ventos desta peça é que a faz excitante—e surpreendentemente alegre—para seguir.

Faixa: Zigsaw. (48:49)

Músicos: Noah Preminger, saxofone tenor; Jason Palmer, trompete; John O’Gallagher, saxofone alto; Kris Davis, piano; Rob Schwimmer, haken continuum, clavinete; Kim Cass, baixo; Rudy Royston, bateria.

Fonte: Suzanne Lorge (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: