playlist Music

quinta-feira, 13 de maio de 2021

TOMOKO OMURA - BRANCHES VOL. 1 (Outside In)

Em 2015, a violinista Tomoko Omura lançou um álbum chamado “Roots”, que ofereceu tomadas de jazz para 10 canções folk e pop japonesas. Foi um engenhoso caminho para situar-se como uma musicista japonesa no ambiente do jazz estadunidense, mas houve também momentos—o baixo caminhando abaixo do vocal da canção em “Antagata Dokosa” ou a forma do seu pizzicato ao violino evocando o som de um koto em “Chakkiri-bushi”—que demonstrou um gênio real por um enquadramento da melodia e recontextualização das tradições musicais.

Como o nome sugere, “Branches Vol 1” capta os ramos a partir daqui. Neste tempo, entretanto, Omura adota uma abordagem mais ampla para sua transição do jazz e da cultura japonesa. O álbum inicia com a joia “Moonlight in Vermont”, que Omura reconfigura ritmicamente baseado em uma inesperada observação: seu verso de abertura é um haiku. Assim, seu arranjo estabelece que parte da melodia com uma frase de 5 compassos seguida por uma frase de sete compassos, e então cinco compassos a menos. Ela não muda os arremessos, mas este novo fraseado transforma a canção, enquanto o sedutor 7/8 que ela escreveu para os solos, assegura que a improvisação seja igualmente moderna.

Para além de “Konomichi”, uma canção folk tocada em estilo complicado ritmicamente, que poderia passar para o inicial Return to Forever, o resto das composições são de Omura, baseada nas tradicionais lendas populares japonesas. O foco aqui é menos transcultural que a narrativa, conforme Omura usa ideias temáticas e estruturas rítmicas para contar cada conto. Embora, ajude a ler as notas para o disco conforme você ouve para, uma vez mais, compreender a estória, é fácil ouvir eventos que revelam a música. As quatro notas sinuosas do baixo abaixo do seu solo de violino em “Three Magic Charms” sugerem Oni-Baba batendo na porta, e o crescimento exaltado do solo do sintetizador de Glenn Zaleski em “The Revenge of the Rabbit” evoca de modo crescentemente desagradável a penalidade imposta pelo coelho, quando este se mete no buraco do guaxinim. Não posso esperar para ouvir o que Omura tem em estoque para o volume dois.

Faixas: Moonlight In Vermont; Three Magic Charms; The Revenge Of The Rabbit; Return To The Moon - Intro; Return To The Moon; Konomichi.

Músicos: Tomoko Omura: violino; Jeff Miles: guitarra; Glenn Zaleski: piano; Pablo Menares: baixo; Jay Sawyer: bateria.

Fonte: J.D. CONSIDINE (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: