playlist Music

quarta-feira, 9 de junho de 2021

ALAN BROADBENT TRIO - NEW YORK NOTES (Savant)

Este álbum ilustra um ritual recorrente entre músicos de jazz: Amigos reúnem-se para tocar, interpretar composições originais e estender-se sobre as mudanças. O vínculo deste trio permanece poderoso, abrangendo décadas. O pianista neozelandês Alan Broadbent encontrou primeiro o baixista Harvie S em Berklee e tocou com o baterista Billy Mintz, quando eles eram jovens construindo sua carreira em Los Angeles nos anos 80.

O conceito linear e de acordes de Broadbent é formado por Bud Powell, Bill Evans, George Shearing e Lennie Tristano, como professor de Broadbent na faculdade. Inclusive, nas notas para “New York Notes” estão homenagens a Tristano (“317 East 32nd Street”) e Evans (“Minority”), bem como para diversas composições de Broadbent, sua “Clifford Notes” soando como se pudesse ter sido escrita por um homônimo do próprio trompetista.

Porém, a genuinidade de Broadbent como um poeta, dominando as linguagens da composição e improvisação do bebop, é manifesta. Seus solos estendendo-se de estribilho após estribilho, expondo claramente através das progressões difíceis com uma segurança inflexível. O som do trio baseia-se mais em Tristano que Evans, com baixo e bateria permanecendo em casa, pulsando para a frente com uma disciplina de nível militar. Broadbent está bastante concentrado na estética do bebop, assumindo, meramente, através de uma brilhante reminiscência do pianista. Isto seria um equívoco, considerando as atuações de Broadbent com o Quartet West de Charlie Haden, suas imaculadas orquestrações de cordas e seu trabalho em álbuns de vocalistas como Natalie Cole e Diana Krall. Este álbum é mais um brilhante lado deste multifacetado músico, revelando apenas sua capacidade artística em tempo real, submetendo-se às exigências da música.

Faixas: Clifford Notes; Minority; I Fall In Love Too Easily; Continuity; Crazeology; On A Misty Night; Waltz Prelude; 317 East 32nd Street; Fine And Dandy. (62:18)

Personnel: Alan Broadbent, piano; Harvie S, baixo; Billy Mintz, bateria.   

Fonte: Gary Fukushima (DownBeat)   

 

Nenhum comentário: