playlist Music

quarta-feira, 16 de junho de 2021

AMIRTHA KIDAMBI - FROM UNTRUTH (Northern Spy)

Na primeira faixa do novo álbum, “From Untruth”, a compositora Amirtha Kidambi salta em sua desmontagem da desigualdade do rendimento sem preâmbulo. Em “Eat the rich or die starving”, ela canta sibilando a partir do seu hormônio em “Eat The Rich”. Porém, ousadamente, vocais confrontacionais são apenas uma das mais indicadas setas em estremecimentos de Kidambi. Ela tem pouco para dizer e muitos equipamentos musicais através dos quais fala.

Como uma vocalista improvisacional, Kidambi atua facilmente em igual medida no free-jazz, indie rock, solfejo carnático e idiomas. Sua banda, Elder Ones (saxofonista soprano Matt Nelson, o baixista Nick Dunston e o baterista Max Jaffe) combina com Kidambi em sua anárquica intensidade: A música “Decolonize The Mind”, por exemplo, inicia com quase cinco minutos de uma amplamente expressiva improvisação free— gritos estridentes, um saxofone guinchando e profundo cadenciamento no baixo — antes de cair em um seguro e hipnótico balanço. Em “We won’t be silenced”, Kidambi entoa antes de uma arrebatedora seção falada. A canção encerra com guinchos e estática. Este não é um material que a média de quartetos de jazz podem executar—ou realizá-lo bem.

Kidambi intercala apenas bastante momentos de música convencional ao longo da gravação para manter as composições a partir da sua leitura completamente distópica. Um suavizante uníssono entre a voz e o harmônio, um firme dedilhar no baixo, um familiar balanço na bateria. Na faixa título, a última das quatro extensas composições, uma flutuante linha eletrônica futurista seguida pela letra, “From darkness into the light ... .” . Este título é uma gota de esperança nos momentos finais da gravação, que muda, de ponta a ponta, a mensagem de “From Untruth”. Nós podemos fazer melhor, Kidambi sugere.

Faixas: Eat The Rich; Dance Of The Subaltern; Decolonize The Mind; From Untruth. (46:48)

Músicos: Amirtha Kidambi, vocal, sintetizador, harmônio; Matt Nelson, saxofone soprano, Moog synthesizer; Nick Dunston, baixo; Max Jaffe, bateria, percussão eletrônica.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Ke1I-8kNZ5E

Fonte: Suzanne Lorge (DownBeat)

 

Nenhum comentário: