playlist Music

quinta-feira, 3 de junho de 2021

CARMEN LUNDY -MODERN ANCESTORS (Afrasia)

É difícil não se impressionar com a quantidade de trabalho que Carmen Lundy colocou em “Modern Ancestors”. Não apenas ela compôs tudo, ela lidera o canto em todas as faixas, e providencia as guitarras e/ou percussão na maior parte do trabalho. E na blueseira “Burden Down, Burden Down”, onde ela toca sintetizador, guitarra e tamborim, tão bem quanto canta, a combinação realmente fumega, com Lundy trazendo a sofisticação harmônica de jazz para a vizinhança do canto soul.

Ao contrário, o amplamente elogiado “Code Noir”, que encontrou sua aderência com um quarteto, bem à frente, ancorado pela formidável Patrice Rushen, “Modern Ancestors” depende da variedade dos instrumentistas de estúdio. Enquanto permite seu mais amplo leque estilístico, leva o álbum a ter o som menos consistente. Imediatamente, seguindo a ritmicamente carregada no balanço cubano de “Ola De Calor”, vem “Flowers And Candles”, uma balada socialmente consciente, que mistura letras desconfortáveis com uma melodia sonhadoramente sinuosa. Uma tem calor e foco, as outras boas intenções, mas o sentimento morno.

Os melhores momentos vêm quando Lundy ignora a estrutura e apresenta suas letras que parecem menos compostas que improvisada. “Jazz On TV” é um caso no ponto, com um caprichoso lirismo, imaginando um mundo no qual o jazz é tão popular quanto exibidor de conversações. Há um adorável balanço, e seu coro harmonizado relembra o lado emocionante de Joni Mitchell. Porém, é o caminho da sua fluidez rítmica, melodia tonalmente aventurosa, que evoca um saxofone solo, que faz o seu sonho de um jazz popular parecer tão atraente.

Faixas: A Time For Peace; Burden Down, Burden Down; Ola De Calor; Flowers And Candles; Jazz On TV; Meant For Each Other; Eye Of The Storm; Clear Blue Skies; Affair Brazil; Still. (51:42)

Músicos: Carmen Lundy, vocal, teclados, guitarra (2, 6, 9), tamborim (2); Julius Rodriguez, piano; Andrew Renfroe, guitarra; Curtis Lundy, baixo (1, 3, 4, 10); Kenny Davis, baixo elétrico (2, 3, 7), baixo; Terreon Gully, Kassa Overall, bateria (2, 5, 8, 9); Mayra Casales, percussão (2, 3, 7, 8, 9).

Fonte: J.D. Considine (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: