playlist Music

terça-feira, 1 de junho de 2021

GEORGE BURTON - REC-I-PROC-I-TY (Inner Circle)

Se o segundo álbum do pianista George Burton não exatamente emparelha com o de sua estreia em 2016, “The Truth of What I Am > The Narcissist”, mas não está muito longe. A diferença é esta: Como um aprendizado ele foi uma experiência, agora confiantemente ele assevera (Ele traz um companheiro mais experiente, Marshall Allen, falando fragmentos entre as faixas, para reforçar sua confiança).

Asserção não é uma coisa fácil de realizar quando se está, por exemplo, interpretando duas faixas da banda islandesa de avant-rock, Sigur Rós, e Burton acena para esta origem com um harmônio processado em “Ti Ki”. Ainda assim, vem como puro Burton, e nada mais em “Ti Ki” ou “Untitled #1: Vaka” exibe quaisquer costuras conforme o pianista as adapta sem dificuldade para sua própria abordagem. Eles estão em uma peça com declarações de segurança como “Power”, onde Burton (no Fender Rhodes) e o baterista James “Biscuit” Rouse (um dos três bateristas do álbum) duelam pela realeza do balanço—com o baixista Pablo Menares mantendo-se pronto para evitar a desordem—ou “Reciprocity”, onde os saxofonistas Tim Warfield (tenor) e Chris Hemingway (alto) juntam-se a Burton em cargas como dos cavaleiros medievais cheios de adrenalina.

Ao lado do autodomínio do líder, há uma outra revelação maior em “Rec-i-proc-i-ty”. Esta seria a vocalista Alexa Barchini, cujo belo e etéreo soprano está próximo de roubar o show. Ela chega à conclusão na abertura, “Gratitude”, mas com tamanha força que alguém pode, rapidamente, imaginá-la estando no comando de tudo. Na verdade, sua presença é assim espantosa e Burton é inteligente na sua participação em apenas duas outras faixas (“Finding” na qual ela canta a letra escrita por ela, e “Finite Space”). Mesmo assim, estes dois podem fazer coisas maravilhosas juntos.

Faixas

1.Gratitude (8:02)          

2.Finding (3:35)

3.Tiki (7:55)       

4.Turn (0:32)     

5.Power (3:51) 

6. Us (4:30)        

7.Finite Space (3:00)      

8.Untitled #1- Vaka (6:37)           

9.Spirit (1:43)   

10.Reciprocity (9:08)     

Fonte: MICHAEL J. WEST (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: