playlist Music

segunda-feira, 28 de junho de 2021

JASON MORAN – THE SOUND WILL TELL YOU (YES Records)

O título do terceiro álbum solo do pianista Jason Moran vem das instruções do produtor cultural Vertamae Smart-Grosvenor para preparar frango frito: Você sabe quando está pronto, porque o som te avisará.

Este é um álbum que evoca esclarecimentos. Como as formas iniciais da música negra ouvida nos campos, estas novas composições são como spirituals, que frequentemente ocultam planos para escapar, enquanto relembram coisas, algumas que acreditamos que foram perdidas.

Iniciando com “Follow The Light”, o álbum move-se através de uma série de composições que fazem sentido na profundidade e ternura e “ataques” ocasionais nas teclas. Com “For Love” e “Only The Shadows Know (Honey) ” o ouvinte é movido para a tranquilidade. No entanto, o terço final do programa é que talvez encapsule a profundidade da emoção do álbum. Inicia com a energia de “How Much More Terrible Was The Night”, um movimento pulsante que Moran destaca como “o corrente estado do pandemônio na América”. Então retorna à tranquilidade com “The Only Morning Coming (Tear)” e resolve com “Hum Then Sing Then Speak”. A música final, “Toni Morrison Says Black Is A Rainbow (Shadow) ”, como outras faixas aqui, evoca a sabedoria de Morrison, um autor a quem Moran retornou nestes meses de pandemia. Se a linguagem colorida e ressonante de Morrison evoca conexões com as memórias, Moran está nos dizendo para ouvir o som, para o que nos contará, como ouvir o sentimento do som sente, conforme ele observa.

Faixas: The Sound Will Tell You: Follow The Light; Spoken In Two (Tear); For Love; My Mother’s Handful Of Tea; Only The Shadow Knows (Honey); Body & Soul With Intimate Friends (Shadow); Dawns After The Dream; Bee Mantra (Honey); How Much More Terrible Was The Night; The Only Morning Coming (Tear); Hum Then Sing Then Speak; Toni Morrison Said Black Is A Rainbow (Shadow). (42:06)

Fonte: Joshua Myers (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: