playlist Music

terça-feira, 29 de junho de 2021

JEFF COSGROVE/JOHN MEDESKI/JEFF LEDERER - HISTORY GETS AHEAD OF THE STORY (Grizzley)

Um trio de sax-órgão-bateria é um formato inesperado para um tributo a William Parker. Por um lado, Parker—um líder prolífico, acompanhante, compositor e artista de gravação—tem raramente atuado com organistas. Por outro, ele é baixista, e não há baixo no trio do baterista Jeff Cosgrove, do organista John Medeski e do saxofonista Jeff Lederer. Medeski segura a parte inferior com seus pedais.

Parker tem sido reverenciado por sua criatividade para interpretar e contribuir para a música improvisada. Porém, sua destreza em compor se destaca igualmente, se não mais. Seu princípio fundamental ara muito o terreno, retirando o blues, bebop, soul, funk e folk, e emprega tudo, de duos a orquestras para executar a sua visão. Cosgrove tem experimentado o brilho da proximidade com Parker, tendo sido parte de um trio com ele e com o pianista Matthew Shipp.

Verdade seja dita, não é muito um trabalho de extensão daquele de Parker em um clássico grupo de órgão. Muitas das suas músicas, naturalmente, balançam, e Cosgrove atrai diversos quartetos de Parker, onde ele balançou mais. “O’Neal’s Porch”, uma das melodiosas canções de Parker, é um exemplo perfeito, com seu tema emocionante liderando as vibrações bravias de Lederer. O trio aborda “Moon”, similarmente, tocando a melodia e a harmonia direta, e então fluindo, em favor do solo, à parte, de Lederer. Sua proclamação no princípio de “Corn Meal Dance” é como se fosse gospel. Medeski atua aqui como um organista de igreja, enquanto Cosgrove usa as escovinhas gentilmente.

“History Gets Ahead of the Story” reverencia o trabalho de Parker, enquanto encontra novas coisas para dizer. Há um intercâmbio em uma canção monótona entre flauta e o órgão estridente, que introduz “Little Bird”. O ambiente ameaçador de “Ghost” criado todo pelos três instrumentos é pontuado pelas baquetas de Cosgrove. A desconstrução do livre fluir do grupo de “Things Fall Apart”, na qual todo mundo continua em ritmo não declarado. Os solos espetaculares— os solos ascendentes e espiralados de Lederer, e solos agressivos e borbulhantes de Medeski—que modernizam “Harlem”. Sem dúvida, Parker aprova.

Faixas: O’Neal’s Porch; Corn Meal Dance; Gospel Flowers; Little Bird; Ghost; Moon; Things Fall Apart; Wood Flute Song; Purcell’s Lament; Harlem.

Músicos: Jeff Cosgrove: bateria; John Medeski: teclados; Jeff Lederer: saxofone.

Fonte: STEVE GREENLEE (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: