playlist Music

sábado, 19 de junho de 2021

MARSHALL ALLEN / ROSCOE MITCHELL/ MILFORD GRAVES / SCOTT ROBINSON - FLOW STATES (ScienSonic)

“Flow States” reune pioneiros da avant-garde para oferecer um compacto, ainda que inflexível trabalho de vastas improvisações. A gravação apresenta o saxofonista Scott Robinson e o baterista Milford Graves em seu primeiro trabalho juntos, e a primeira colaboração do multi-instrumentista Roscoe Mitchell com Graves e com o saxofonista Marshall Allen. Está claro desde o início, entretanto, que estes quatro têm vibração na mesma ondulação da onda por um longo tempo.

Gravado no Robinson’s ScienSonic Laboratories, “Flow States” encontra o quarteto oscilando entre explorações vigorosas e dispersas, elocubrações reflexivas, enquanto continuamente tece conceitos do bebop, funk e mais avant-garde. No “Vortex State”, tempestuosas notas de Mitchell e linhas acrobáticas de Robinson fundem-se com as palhetas sinuosas de Allen através de um vibrante intercâmbio melódico. Em “Dream State”, as palhetas recuam, destacando-se as dinâmicas polirrítmicas de Graves. A colaboração da banda durante o sentimento orgânico é bem balançada, com cada músico proporcionando o próprio espaço para explorar os conceitos marginais.

Graves é uma força tenaz, pintando ricas texturas e ritmos spiritual com autoridade de alta octanagem. Seu contratempo providencia a âncora com rodopios eletrificados divertidos de Allen e instrumentos de sopro guturais de Robinson em “Transition State” e seus toques germinam, mesmo os mais frenéticos, sob linhas do sopranino de Mitchell em “Steady State”. Inspirado por melodias do bebop e ritmos funkeados, o quarteto converge em balanço mais acessível na metade final de “Flow States”. Na sua conclusão, a banda alcança um completo estado de improvisação ilimitada e desenfreada energia criativa.

Faixas: Vortex State; Dream State; Transition State; Steady State; Plasma State; Altered State; Variable State; Flow State. (68:24)

Músicos: Marshall Allen, saxofone alto, EVI; Roscoe Mitchell, saxofones soprano, sopranino, alto e baixo; Scott Robinson, saxofone tenor e baixo; Milford Graves, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=w3Of08Hns9E

Fonte: Ivana Ng (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: