playlist Music

sábado, 26 de junho de 2021

NOAH HAIDU - SLOWLY : SONG FOR KEITH JARRETT (Sunnyside)

Criar um álbum que evoca a visão musical de Keith Jarrett é uma tarefa hercúlea, especialmente para um pianista contemporâneo. Realizando algo no auge da pandemia do COVID-19, como o pianista Noah Haidu faz, adiciona mais trabalho ao que havia de menos. Haidu, um pianista estabelecido no Brooklyn com toque suave nas teclas e apenas um punhado de gravações sob seu próprio nome, reunido a mestres como o baterista Billy Hart (que atua no trio de Haidu) e o baixista Buster Williams para o trabalho. Com esta poderosa formação, Haidu efetivamente cria sua própria encarnação do lendário “Standards Trio” de Jarrett com Gary Peacock e Jack DeJohnette.

Este grupo não deve exercer o mesmo comando sobrenatural que o Standards Trio faz, mas seus membros deixam sua marca nos originais deles e (claro) nos standards. Haidu adota uma abordagem suave para a composição de Hart, “Duchess”, tecendo figuras de acordes dentro da melodia e solo, que acentuam suas ideias centrais. Williams adiciona um rico e suntuoso solo. O trio aborda um punhado de standards no álbum com similar respeito, mas ainda mais com ternura amorosa, notavelmente nesta doce canção velha, “Georgia”. As escovinhas de Hart criam uma fundação de um colchão de penas para os dedos de Haidu mergulhar e o baixo de Williams sussurra como uma breve brisa de verão. Tudo captura, tão bem, a promessa idílica do Sul. Haidu passa do trio para um flutuante e tranquilo solo, dedicado a interpretar a faixa título em homenagem aos trabalhos solos de Jarrett.

Todos os elementos—músicos, composições, emoções e timbres— soam bem ao longo do trabalho, mas algo parece um pouco estranho. Jarrett, habitualmente, demonstra para suas audiências que ele sempre foi capaz de convocar a majestade ao palco por causa delas. Isto é especialmente verdade nas gravações, ao vivo, dos Standards Trio, conforme a intensidade surge com o deleite da plateia. Sem esta energia ao vivo, e, indubitavelmente com o amortecedor da COVID, “Slowly” não pode alcançar um potencial mais elevado.

Faixas

1. Air Dancing 10:37

2. Duchess 09:14

3. What a Difference a Day Makes 10:07

4. Rainbow / Keith Jarrett 12:31

5. Georgia 07:33

6. Slowly 05:35

7. Lorca 10:24

8. But Beautiful 09:51

 Músicos: Noah Haidu – piano; Buster Williams – baixo; Billy Hart – bateria.

 Fonte: JACKSON SINNENBERG (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: