playlist Music

sexta-feira, 25 de junho de 2021

PONCHO SÁNCHEZ – TRANE´S DELIGHT (Concord Picante)

Nós nunca saberemos, verdadeiramente, a extensão da sombra que John Coltrane lançou sobre o mundo do jazz? Nós observamos nos últimos dois anos como a comunidade do jazz converge em torno de suas gravações desenterradas, mas nós nem sempre vemos as menores instâncias de sua influência, onde outro jovem instrumentista ouve a chamada e segue Trane no que concerne ao mais alto entendimento musical. Poncho Sánchez, o mestre conguero, abre uma janela neste íntimo relacionamento nesta nova gravação “Trane’s Delight”. O álbum exibe a devoção de Sánchez sobre cinco décadas de profundo e apaixonado estudo sobre o saxofonista.

Mais especificamente, Sánchez demonstra sua apreciação traduzindo perfeitamente três das acrobacias de Trane, números com corpo animado e altamente lírico configurando uma banda latina com nome importantes. “Liberia” com mente blueseira e forte cadência polirrítmica como estabelecida por Elvin Jones, tem estes elementos habilmente acentuados por uma banda com vários instrumentos de sopro e bateria, com o solo do trompetista Ron Blake se destacando pela forma sombria e prazerosa da melodia. Os rápidos disparos das congas de Sánchez impulsionam o tempo de “Giant Steps” de passado alucinante, enquanto os dedos do pianista Andy Langham dançam uma rumba vertiginosa através das teclas. A bombástica “Blue Train” preserva a poderosa linha dos instrumentos de sopro, mas, uma vez mais, a percussão do mambo manifesta, completamente, por baixo, os sons padrão mais como um grande número de salsa do que um paradigma do hard bop. Sánchez promove o diálogo com novas composições inspiradas em Trane, como a faixa título, que captura as dinâmicas crescentes das melodias de Coltrane tão bem quanto o solo potente do conguero, e “Yam’mote” que corporifica o momento brilhante, ainda que pesado, do toque do saxofonista.

“Trane’s Delight” encerra com uma ebuliente tomada em “Todo Termino”, tornada famosa pelo famoso cantor portorriquenho, Tito Rodríguez, outro ídolo. Aqui, Sánchez chama ao palco a cantora de salsa de Los Angeles, Norell Thomson, deixando sua profundidade, elevando a voz para carregar o número para um local extasiante. Não é uma performance agitada, mas uma experiência de sublime divindade, uma celebração celestial. E é um pequeno lampejo do tipo de despertar que Coltrane, Sánchez e outros músicos buscam na arte deles.

Lista de faixas

1 Soul Bourgeoisie         

2 Liberia             

3 The Feeling Of Jazz     

4 Giant Steps    

5 Si Te Dicen     

6 Sube 

7 Blue Train       

8 Yam'mote      

9 Poncho Sánchez Medley #2    

10 Trane's Delight          

11 Todo Termino         

Para conhecer este trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=rUPG4mHJK0U  

 Fonte: JACKSON SINNENBERG (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: