playlist Music

terça-feira, 8 de junho de 2021

QUINSIN NACHOFF - PIVOTAL ARC (Whirlwind)

É correto considerar um álbum de sucesso quando você não alcança bastante o principal artista? Esta questão, alguns ouvintes terão com “Pivotal Arc” de Quinsin Nachoff, um álbum que apresenta um saxofonista sendo menos solista do que um compositor.

Claro, qualquer pessoa familiarizada com Nachoff reconhecerá que ele sempre enfatizou seu estilo de compor, e através do seu trabalho com Magic Numbers, Horizons Ensemble e Flux, ele sempre trouxe considerável habilidade composicional para ostentar em suas gravações.

Porém, “Pivotal Arc” vai para um nível inteiramente diferente. A primeira parte do álbum é devotada ao concerto de violino que ele escreveu para Nathalie Bonin. Embora, a parte de Bonin seja maravilhosamente emocionante, com plenitude de aspereza, resolução poderosa, é menos orquestra e violino do que violino com orquestra, que seria ótimo para os fãs do jazz, exceto que há poucas improvisações audíveis.

O quarteto de corda de Nachoff, que segue, parece mesmo, menos jazzístico. Isto não é uma queixa, como ele escreve forte e naturalmente para cordas, e há um uso realmente interessante de contrapontos e portamentos, que faz o quarteto parecer como um grupo mais amplo e flexível, que tem sido o trabalho de muitos compositores do século XIX e XX. É ótimo, mas provavelmente receberia uma audição mais empática no centro da oferta de álbum de novos quartetos de cordas de compositores contemporâneos.

Assim, a música título é a única faixa, aqui, provavelmente, que atrairá apenas ouvintes jazzistas. Como muitos dos trabalhos anteriores de Nachoff, combina uma banda animada compondo com encrespado senso definido de desenvolvimento rítmico. Também inclui um longo e lírico solo de tenor por parte do compositor. Se isto parece pouco, tarde demais, reconsidere sua audição: o que foi todas estas composições se não um prolongado solo de Nachoff? Se, por outro lado, sente-se como uma cobertura de bolo, congratule a si mesmo por conseguir, e esteja seguro de repetir uma vez mais assim que terminar.

Faixas: Violin Concerto, Movements I-III; String Quartet, Movements I-III; IV; Pivotal Arc. (77:31)

Músicos: Quinsin Nachoff, saxofone tenor; Michael Davidson, vibrafone; Mark Helias, baixo; Satoshi Takeishi, bateria, percussão; Jean-Pierre Zanella, piccolo, flauta, clarinete, saxofone soprano; Yvan Belleau, clarinete, saxofone tenor; Brent Besner, clarinet baixo; Jocelyn Couture, Bill Mahar, trompete; David Grott, trombone; Bob Ellis, trombone baixo; Molinari String Quartet.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Kc00vbTpieU

Fonte: J.D. CONSIDINE (JazzTimes)

 


Nenhum comentário: