playlist Music

quinta-feira, 24 de junho de 2021

REZ ABBASI - DJANGO-SHIFT (Whirlwind)

O guitarrista Rez Abbasi está eternamente em modo descoberta, explorando profundamente cada estilo de música que ele confronta, do jazz acústico standard e o Qawwali do Sul da Ásia às tradições clássicas da Índia de sua juventude do fusion dos anos 1970 e mais. Agora, 14 álbuns em sua carreira como líder, Abbasi está finalmente seguindo um caminho familiar à maioria dos guitarristas: como Django Reinhardt. “Django-shift” é sua abordagem para um punhado de composições do brilhante guitarrista franco cigano nascido na Bélgica, acompanhado por Neil Alexander no órgão e eletrônica e Michael Sarin na bateria. Abbasi não reinventa a roda. Em vez disto, ele coloca a essência do velho mestre em frascos novos.

Usando uma variedade de guitarras acústicas contra a eletrônica de Alexander, Abbasi reveste as peças bem conhecidas e mais obscuras de Reinhardt — incluindo “Heavy Artillery”, “Cavalerie” e “Douce Ambiance”—com uma irresistível doçura, oferecendo uma homenagem que é cativante e profundamente ressonante. Os tratamentos das músicas vão da direta (“Hungaria”) , as com inflexão fusion (“Diminishing”, “Swing 42”) e à bela balada (“Django’s Castle”).

O tributo de Abbasi para Reinhardt é tão completamente correto e sensível, que ele o leva para um patamar elevado. Alguém não pode impedir que eles desapareçam assim que o guitarrista puder investigar de forma mais profunda, sem os efeitos dos sons dos teclados e os frequentes ritmos fora do lugar.   A delicada pureza do seu toque suplica mais foco. Espero que ele continue a pesquisar o trabalho de Reinhardt, talvez com um trio mais firmemente enraizado no jazz acústico.

Faixas : Diminishing; Swing 42; Heavy Artillery; Django’s Castle; Anniversary Song; Cavalerie; Dance Ambiance; Hungaria; September Song.

Músicos: Rez Abbasi – Guitarra; Neil Alexander – Teclados; Michael Sarin – Bateria

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=eoXdYuWwDhk

Fonte: KEN MICALLEF (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: