playlist Music

terça-feira, 15 de junho de 2021

SUSAN ALCORN QUINTET – PEDERNAL (Relative Pitch)

A guitarrista pedal steel, Susan Alcorn, tem expandido o domínio do seu instrumento para além dos sons familiares da sua nativa Havaí, Nashville ou Bakersfield. Ela é influenciada por estas tradições, claro, tão bem quanto pelo folk e o blues da era de Woodstock (uma chance de encontro com Muddy Waters inspirou-a em sua ambição de vir a ser uma instrumentista profissional). Desde o início dos anos 90, ela também veio a ser uma fã da música e filosofia da compositora Pauline Oliveros. Ela passou diversas décadas na cena musical da “downtown”, atuando com luminares como Evan Parker, LaDonna Smith, Ingrid Laubrock e Fred Frith. 

Seu mais alto perfil em recente trabalho tem sido como membro da Mary Halvorson Octet. Alcorn é uma parte integral do soberbo álbum de 2016 do grupo, “Away with You”, e, às vezes, sua nova gravação tem algum do mesmo condimento distinto de MH8. Alcorn lidera um quinteto—com Halvorson, o violinista Mark Feldman, o baixista Michael Formanek e o baterista Ryan Sawyer— através de cinco peças espetaculares, que relembra as grandes tradições do country do seu instrumento e a tormentosa e rigorosa interação, que são os cartões de visita de seus companheiros de banda. Há duos difíceis de guitarra, mais suaves com baixo e violino, e um senso de surpresa em cada curva. Em seu balanço entre complexidade e acessibilidade, um trabalho proeminente de corda e guitarra, Pedernal é reminiscente do fino trabalho de Tomeka Reid, “Old New” (Resenhado neste blog em 11 de janeiro de 2020), de 2019. O toque de Alcorn é ricamente evocativo, mas nunca determina o gênero. Ela é uma individualista, com uma visão e som singulares.

Faixas : Pedernal; Circular Ruins; R.U.R.; A Night in Gdansk; Northeast Rising Sun.

Músicos : Susan Alcorn: guitarra steel; Mark Feldman: violino; Michael Formanek: baixo acústico; Mary Halvorson: guitarra; Ryan Sawyer: bateria.

Fonte: MARTIN JOHNSON (JazzTimes)

 


Nenhum comentário: