playlist Music

sexta-feira, 4 de junho de 2021

TERJE RYPDAL - CONSPIRACY (ECM)

 “Conspiracy” é o nome do novo álbum excelente de Terje Rypdal e de sua nova banda. É a coisa mais direta que o guitarrista eclético fez em décadas, após uma série de projetos, apresentando big bands, sinfonias, grupos vocais e eletrônica. Aqui, o time de septuagenários formado com três companheiros noruegueses — o tecladista Ståle Storløkken, o baixista elétrico Endre Hareide Hallre e o baterista Pål Thowsen —atua por 35 minutos, um trabalho com seis faixas, que lembra o seu inicial em estilo fusion e eleva o humor acima da melodia.

A entonação característica e o estilo de Rypdal, cujas notas são fundamentadas e sustentadas, emergem imediatamente na abertura arrojada em “As If the Ghost … Was Me!?” com os pratos agitados de Thowsen e abaixo do baixo que transborda de Hallre com as linhas  abrasadoras de Rypdal conforme a intensidade incrementa. Os circunvizinhos zumbidos dos teclados são uma peça de cortina de fundo, mas notavelmente em “What Was I Thinking” e “Dawn”, a última soa como uma saída de um filme de David Lynch. Rypdal não toma todas as conduções: Hallre toca a melodia de “By His Lonesome” e o órgão de Storløkken é o instrumento que atuou na etérea “Baby Beautiful”. O grupo solidifica-se, exatamente, uma vez mais, com a bateria batendo, o baixo chocalhando e abrasando, o trabalho enfeitiçador da guitarra. Apenas “Conspiracy” foi duas vezes mais longo.

Faixas : As If The Ghost…Was Me; What Was I Thinking; Conspiracy; By His Lonesome; Baby Beautiful; Dawn.

Músicos : Terje Rypdal: guitarra; Pål Thowsen: bateria; Endre Hareide Hallre: baixo elétrico; Stale Storlokken: teclados.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=VohRtf79iw0

Fonte : STEVE GREENLEE (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: