playlist Music

segunda-feira, 7 de junho de 2021

THE DAYANA STEPHENS QUARTET - RIGHT NOW! LIVE AT THE VILLAGE VANGUARD (Contagious)

O saxofonista tenor Dayna Stephens atinge a fundamental execução em 2007 com “The Timeless Now”, apresentando o guitarrista John Scofield, o trombonista Nick Vagenas, o pianista Taylor Eigsti, o baixista Ben Street e o baterista Eric Harland. Em subsequentes 13 anos, ele sofreu com um problema renal hereditário, realizou um transplante a partir da doação de sua tia, expôs isto em milhares de entrevistas, e sobreviveu para contar a estória.

Agora, ele reverenciou esta parte de sua vida e carreira com “Right Now! Live at the Village Vanguard”. O trabalho que apresenta Street, o pianista Aaron Parks e o baterista Gregory Hutchinson, abarca sua carreira desde “The Timeless Now” ao álbum em trio de 2020, “Liberty”. “De certa forma, eu vejo “Right Now!” como, talvez, um esteio deste capítulo de minha evolução”, ele diz nas notas para o álbum. É, também, um lembrete de que Stephens não é um relações públicas de narrativa. Ele é um incrível músico de jazz.

Qual sua abordagem para o instrumento? Imagine a descontração de Hank Mobley e o melodicismo encadeado com a conversação de Joe Henderson. Se em “Smoking Gun”, uma derivação de “Evidence” de Monk, a extremamente suingante “Loosy Goosy” de “Today Is Tomorrow” de 2012 ou a flexível “Planting Flowers”, que Parks escreveu quando ele tinha 15 anos, Stephens está soberbo. Sua entonação é suave, mas nunca superficial, e ele consistentemente entrelaça audácia, astúcia e linhas modernas através de dois discos.

Em “Radio-Active Earworm”, de “Today Is Tomorrow”, e “Blakonian Groove”, um tributo ao baterista Johnathan Blake, Stephens toca Nyle Steiner Electronic Wind Instrument (EWI). Graças a este peculiar dispositivo, a última música é sedutora e envolvente. A precedente, entretanto, deve deixar você em observação. Stephens está impulsionando para além a música no EWI através da banda Pluto Juice. Talvez, ele trabalhe os nós e perscrute novas dimensões. Até lá, “Right On!” é um triunfo.

Faixas : CD 1: Smoking Gun; Tarifa; Ran; Contagious; Radio-Active Earworm; Faith Leap; Lesson One. CD 2: Loosy Goosy; Planting Flowers; JFK International; You Are Me Blues; The Beginning Of An Endless Happy Monday; Blakonian Groove.

Personnel: Dayna Stephens: saxofone tenor, EWI14000S; Aaron Parks: piano; Ben Street: baixo; Gregory Hutchinson: bateria.

Fonte: MORGAN ENOS (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: