playlist Music

quarta-feira, 14 de julho de 2021

ELI WALLACE/ROB PUMPELLY – DIALECTICAL IMAGINATION (Leo)

Em suas impetuosas notas para “Dialectical Imagination”, o baterista Rob Pumpelly explora a ideia de encontrar “ a estética arrebatadora” na música. O objetivo é embaraçar as fronteiras entre composição e improvisação pela transcendência da “convencional autoconsciência”. O veículo particular do baterista segue para aquilo que muitos outros instrumentistas chamariam de “a zona”, que é “Dialectical Imagination NT: Imaginação Dialética”, um dueto com o pianista Eli Wallace. O terceiro álbum da dupla, inicia com sinos ritualísticos, diretamente invocando “Interstellar Space” de John Coltrane e Rashied Ali.

Da configuração da cena com os sinos, a abertura “Immutable Light” ondula com as ondas do piano e o trabalho brilhante dos pratos. O piano retira-se no meio para o ribomo de um intenso solo de bateria. É uma faixa deslumbrante, mas a música fica progressivamente volátil a partir de lá. “Vanished” exibe Wallace em seu melhor, misturando intensidade rítmica com lirismo natural. O quarto final da peça é como uma queimadura de sol após a tempestade da melodia. “Rung” inicia com reflexiva rotativa ao piano e toque espirituoso na bateria, embora a peça, posteriormente, decole em um turbilhão rítmico/textural para além de sua duração. O encerramento do álbum, “Infusion”, imediatamente explode com uma densa e impactante energia com cheiro de Cecil Taylor, embora haja frequentes frases musicais repetitivas ao piano, que conduz os ouvintes através da faixa.

A mistura holística na composição e improvisação da gravação, melodia e ritmo, volatilidade e interioridade tocam bem na reprodução, invocando uma atmosfera crescentemente solta, sobretudo, para si mesmo.

Faixas: Immutable Light; Vanished; Rungs; Infusion. (41:49)

Músicos: Eli Wallace, piano; Rob Pumpelly, drums.

Fonte: Bradley Bambarger (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: