playlist Music

sexta-feira, 9 de julho de 2021

GREGORY TARDY - IF TIME COULD STAND STILL (WJ3)

Um sentimento de força acumulada permeia “A Great Cloud of Witnesses”, a faixa de abertura do último disco do saxofonista Gregory Tardy. O pianista Keith Brown, o baixista Alexander Claffy e o baterista Willie Jones III convocam uma voragem sonora fervilhante e multitexturada que envolve, mas nunca   submerge. À frente, um som infundido de som lamentoso de Tardy como se estivesse vindo de um homem invocando estes “testemunhos” e permanecendo entre eles.

Essa peça estabelece a entonação para o álbum. Tardy, Brown, Claffy e Jones, ao lado do trompetista Alex Norris (em duas faixas), celebra a verdade e a beleza com uma premência, que reflete o tempo em que vive, tempos da verdade e da beleza, não menos que a liberdade em si, estão sob ataque. A música aqui, mesmo em seus mais jubilosos momentos, invoca um baluarte de resistência contra as forças que os ameaçam. “I Swing Because I’m Happy” é, apropriadamente, celebratória, mesmo assim Tardy a fortalece com pontuações agressivas nas horas vagas e disparos rápidos de abstrações. “Everything Happens to Me” tem fortes ecos do fraseado de Dexter Gordon em Tardy, sua sensualidade carinhosa atrás da batida da melodia, e sua exploração sondando as profundidades harmônicas da peça, tão bem quanto sua cadência final.

A melodia da faixa título parece relembrar Gymnopedies de Erik Satie. Tardy, uma vez mais, comunica sentimento sem sentimentalismo. “Absolute Truth”, uma miscelânea postbop/hard-bop, é descontraída, mas amparada com ímpeto poderoso e suingante. Norris explode com algum “toque sério” construindo, e então desconstruindo, padrões jubilosos. Tardy inicia seu solo profundo no pacote do balanço, então corre e flutua suas asas em seu caminho para liberdade.

“Agora, mais que nunca /Toda a família deve estar junta”, Gil Scott-Heron lembrou-nos em 1974, e que, ao final, é a mensagem deste trabalho. Cada instrumentista, plenamente, manifesta sua própria personalidade musical, mesmo assim a unidade do grupo é infalível, um guia e um farol de esperança, em tempos assustadores e incertos.

Faixas

1 A Great Cloud of Witnesses 6:53

2 Absolute Truth 6:39

3 Blind Guides 7:54

4 Everything Happens to Me 6:29

5 I Swing Because I'm Happy 7:02

6 If Time Could Stand Still 4:12

7 The Message in the Miracle 5:28

8 It Is Finished 5:32

Músicos : Gregory (saxofones); Keith Brown (piano); Alexander Claffy (baixo);Willie Jones III (bateria); Alex Norris (trompete).

Fonte: DAVID WHITEIS (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: