playlist Music

segunda-feira, 26 de julho de 2021

HENDRIK MEURKENS - MANHATTAN SAMBA (Height Advantage)

Melodias brasileiras frequentemente estão impregnadas com uma certa saudade. O mestre da gaita no jazz, Hendrik Meurkens, deve chamar de Sehnsucht (NT: Nostalgia) em sua nativa Alemanha. Ou talvez seja melhor descrevê-la pela palavra portuguesa saudade, que se aproxima de algo como uma longa melancolia. Independentemente da linguagem usada para defini-la, a emoção outra vez instrui muitas das melodias em outra coletânea de samba-jazz do residente em Nova York, que frequentemente focou no gênero durante uma carreira de gravações, que se estende por mais de 30 anos desde sua estreia em álbum como líder.

Para “Manhattan Samba”, na qual ele outra vez deixa para trás seu outro instrumento, o vibrafone, Meurkens combina novas e velhas composições com suas interpretações de peças de compositores brasileiros. Nestas sessões, gravadas nos estúdios de New Jersey e Alemanha, ele está reunido com diversos associados regulares. O renomado baterista brasileiro Portinho, o pianista Hélio Alves e os baixistas Gustavo Amarante e Fernando Huergo providenciam, habilmente, balanços que, entrelaçados, fazem todas as coisas soarem contínuas e sem esforço.

A abertura, “Clear of Clouds”, a faixa título do lançamento de Meurkens em 1992, lança-se com poucas medidas em longas entonações e abre espaços antes de estar à frente com melodia solar e ritmos pulsantes, e o primeiro dos seus muitos movimentos rápidos e exploratórios dos solos no álbum, seguindo por uma virada revigorante de Alves. Duas novas inéditas: a mais estimulante “Manhattan Samba” apresenta uma seção com o pianista e a gaita trocando compassos, e “One for Manfredo”, um tributo contagiante para o falecido pianista Manfredo Fest, com quem Meurkens gravou e atuou.

Jobim está aqui, naturalmente, com a comovente, em tempo lento, “Bonita”, e o grupo também atua em “Dona Palmeira” de Ivan Lins e “Aquelas Coisas Todas” de Toninho Horta, outra oportunidade para um solo firmemente suingante com reviravoltas de Meurkens e Alves.

Faixas

01 Clear of Clouds 5:44

02 Manhattan Samba 6:24

03 One for Manfredo 5:20

04 Dona Palmeira 6:47

05 The Fropple 5:05

06 Bonita 4:43

07 Frenzelosa (Choro No. 2) 2:22

08 Aquelas Coisas Todas 5:11

Músicos: Hendrik Meurkens – gaita; Hélio Alves – piano; Gustavo Amarante – baixo nas faixas 1, 2 3, 5, 7; Fernando Huergo – baixos nas faixas 4, 6, 8; Portinho – bateria.

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=qHdIES2_zw8

 Fonte: PHILIP BOOTH (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: