playlist Music

quarta-feira, 7 de julho de 2021

JANE MONHEIT – COME WHAT MAY (Club44 Records)

Jane Monheit é um potente antídoto para uma certa esnobação marcada do jazz. Em cada grande festival de jazz, há fãs que, relutantemente (ou alegremente), testemunharão um trabalho de Cécile McLorin Salvant ou Gregory Porter, mas se pressionados, eles afirmariam que eles não os consideram vocalistas para estar na mesma liga como instrumentistas (Foi Ella Fitzgerald tão boa “instrumentista” quanto Count Basie? Debate que em uma conversa no Zoom ocorre, às vezes).

Quando a luminosa Monheit chegou na cena há 20 anos atrás com sua estreia, “Never Never Land”, ela conquistou fãs através de interpretações de standards tais como “My Foolish Heart”, “I Got It Bad (And That Ain’t Good)” e “Dindi” de Jobim.

Em seu último álbum, “Come What May”, Monheit continua a deslumbrar, apresentando um programa repleto de standards, tais como “Lush Life”, “Let’s Face The Music And Dance” e “Samba Do Avião” de Jobim.

A versão de Monheit para “I Believe In You” de Frank Loesser está delicadamente temperada com segmentos de vocalizações sem palavras, que elevam a canção—apenas uma pitada de sal que funciona maravilhosamente. Ao longo do programa, deveria ser claro para qualquer pessimista esnobe, que seu instrumento é igual para sua banda, que inclui o guitarrista Miles Okazaki, o baixista David Robaire, o pianista Michael Kanan, o baterista Rick Montalbano e o percussionista Kevin Winard.

Na abertura de “My Funny Valentine”, enquanto flutuando por cima das linhas de Kanan, a respiração de Monheit, controlado e delicado alongamento de sons da vogal, são tão inebriantes, que alguns ouvintes não pausarão nas reflexões da letra enigmática: “Tua expressão vazia , e teu cabelo desgrenhado / Dissimula teu bom intento / Tua nobreza, integridade, sinceridade, honestidade / Levemente entorpece cavalheiros  NT : em tradução livre ”.

A inclusão de “Let’s Take A Walk Around The Block” (composta por Harold Arlen, Ira Gershwin e E.Y. Harburg) parece ajustada para nossa era pandêmica de forma, particularmente, agridoce. Similarmente, uma leitura elegante de “The Nearness Of You” deve ressoar em múltiplos níveis para amantes, que partilharão um entusiasmo, a despeito de estarem presos em um pequeno apartamento nos passados 11 meses. Na canção final, a combinação dos voos emotivos e sem palavras de Monheit e o brilho do arranjo orquestral de Wayne Haun estão positivamente contagiantes.

Lista de faixas

1 Let's Take a Walk Around the Block 03:04

2 I Believe in You 02:55

3 On the Sunny Side of the Street/Get Happy 03:50

4 The Nearness of You 06:28

5 My Funny Valentine 06:49

6 When a Woman Loves a Man 05:04

7 Let's Face the Music and Dance 03:10

8 Lush Life 05:43

9 The Man That Got Away 05:27

10 Samba Do Avião 04.49

Fonte: Bobby Reed (DownBeat)

 

Nenhum comentário: