playlist Music

sexta-feira, 30 de julho de 2021

JOE FARNSWORTH – TIME TO SWING (Smoke Sessions)

Se você fosse comprar apenas uma gravação este ano para cumprir sua necessidade de bolso, um jazz suingante com um aceno para a tradição, “Time to Swing” do baterista Joe Farnsworth seria uma delas. Enquanto, muito do jazz moderno parece designado para uma realização acadêmica ou provocação intelectual, “Time to Swing” é um murro no estômago, ao setor do bom sentimento do seu cerebelo para seu coração. Reunido com um trio de experimentados instrumentistas, atuando no topo dos seus jogos coletivos, o trompetista Wynton Marsalis, o pianista Kenny Barron e o baixista Peter Washington, Farnsworth apresenta o quarto álbum da sua carreira em um lançamento de ponta.

Isto para não dizer que estas performances são plenas de brilhantes e velozes exposições, erupções fulgurantes ou eventos que roubam a cena. Não, este é um álbum de sutis belezas, de sentimentos de tempos perfeitamente sentidos, de uma pulsação suingante relembrando de Ellington e Sonny Clark a Basie e Benny Goodman, música que desafia a marca do tempo.

A abertura, “The Good Shepherd”, baila sublimemente sobre o suave toque do baixo de Washington; a pulsação seca no passeio de Farnsworth nos pratos como pirilampos em uma noite quente de verão. Examine seus ágeis acentos nos pratos, aqui, uma arte perdida de sutil pontuação. Marsalis traz tudo para casa, suas enunciações relaxadas são puro deleite. O álbum rola em uma série de maravilhas bem azeitadas. “Hesitation” intensifica o tempo e a temperatura, “Darn That Dream” é como uma brisa fresca e brilhante, “Down by the Riverside” balança como um ajuntamento beato. E, para que você pense, “Time to Swing” é o tempo de 24 horas no caldeirão, que explora a peça solo do líder, “One for Jimmy Cobb”. Combinando o tempero de Jo Jones com o ardor de Blakey e a multidirecionalidade de Elvin, Farnsworth prova porque ele é um mestre dos dias atuais.

Faixas : The Good Shepherd; Hesitation; Darn That Dream; Down By The Riverside; One For Jimmy Cobb; Lemuria; Prelude To A Kiss; Monk’s Dream; The Star-Crossed Lovers; Time Was.

Músicos: Joe Farnsworth: bateria; Wynton Marsalis; trompete; Kenny Baron: piano: Peter Washington: baixo.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=w8U092igIpQ

Fonte: KEN MICALLEF (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: