playlist Music

terça-feira, 20 de julho de 2021

MILES OKAZAKI – TRICKSTER´S DREAM (Pi)

O guitarrista Miles Okazaki está em uma fase suave da sua carreira. Iniciou em 2017 com um novo quarteto do álbum epônimo do seu grupo, “Trickster (2017) ”, no qual Okazaki começou a compor e tocar no espírito folclórico ardiloso: corruptores que assumem a aparência externa, rompem o status quo, abrem as portas. Seu período com os Five Elements de Steve Coleman teve uma óbvia influência, tão bem quanto uma fonte dos músicos: o baixista Anthony Tidd, o baterista Sean Rickman e o tecladista Matt Mitchell (que substituiu o membro original do Trickster, Craig Taborn para o álbum de 2019, “The Sky Below”, tendo todos tocado com Coleman.

Quando a pandemia frustrou “Trickster” de uma excursão planejada, Okazaki veio com um “concerto ao vivo imaginado”, que é “Trickster’s Dream”, uma gravação compartilhada em vídeo dos quatro membros tocando a partir de seus respectivos lares. Okazaki vocalizou o modelo para este trabalho virtual (seis das oito músicas vêm de “The Sky Below”, uma de “Trickster” e três interlúdios majoritariamente de solo guitarra) e a intrepidez natural e sensível da banda seguida através de sobreposições maravilhosas.

A característica da maioria das performances ao vivo é a vibração mais agressiva e tátil, uma frase musical repetida de Okazaki na abertura da música, “Rise and Shine”. Elas são robustas e distorcidas onde a versão em estúdio foi flexível e rápida, e Mitchell majoritariamente trocou o seu Prophet por um piano acústico. Porém, as dinâmicas da assinatura da banda permanecem verdadeiras. Tidd e Rickman desenvolveram extraordinária sinergia. Mitchell é mais arquiteto que pintor no momento e na natureza das suas escolhas dos acordes, construindo novas estruturas no voo. Okazaki arde, flameja e recua dentro de cinzas multicoloridas. Seus três interlúdios são exibições do rápido dedilhar, com um estilo que acena para prog-rock e fusion com menos grandiosidade.

Por último, mas não menos importante, tenha acesso ao vídeo, um conjunto de câmeras dentro de cada lar (Vem com um download digital pago disponível na Bandcamp, com todos os rendimentos indo para os músicos). Revela a tomada de decisões, os sorrisos e trejeitos de satisfação durante a interação do grupo. No primeiro interlúdio, Okazaki coloca seu procedimento de sobreposição de cada parte em uma ordem visual, assim você vê como os matizes se interconectam. Uma narração do trickster (trapaceiro) na realização da mágica.

Lista de faixas

1 Rise And Shine 3:57

2 Seven Sisters 3:28

3 Interlude 1: Rising 3:28

4 The Lighthouse 6:18

5 Anthemoessa 3:33

6 Interlude 2: Sustaining 2:31

7 Dog Star 6:17

8 The Castaway 2:31

9 Interlude 3: Dreaming 1:59

10 Caduceus 5:31

 Músicos: Matt Mitchell (piano), Miles Okazaki (guitarra e composições), Anthony Tidd (baixo), Sean Rickman (bateria)

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=MLXrjxO1-eU

Fonte: BRITT ROBSON (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: