playlist Music

sexta-feira, 23 de julho de 2021

PETER BERNSTEIN - WHAT COMES NEXT (Smoke Sessions)

O fenômeno da música criada durante o tempo do coronavírus, já contemplado em profundidade por esta revista e outras incontáveis abordagens, não será completamente entendido por anos: Como os críticos deliberarão, indubitavelmente, a arte foi afetada pelas circunstâncias nas quais foi feita? “What Comes Next”—notem a ausência da marca da questão no título—apresenta o guitarrista Peter Bernstein e três outros músicos tocando nove peças em um estúdio em Nova York, enquanto observando os protocolos do distanciamento social. Na superfície, isto não deve parecer tão incomum, músicos são passíveis de permanecer seis passos à parte, enquanto tocam juntos em tempos normais. Porém, foi a presença enorme do vírus no mundo exterior, influenciando-o, enquanto eles trabalhavam?

Estas questões são abordadas nas notas para o disco de Steve Futterman, no qual Bernstein é citado como se declarar emocionalmente impactado pela noção de pegar seu instrumento em Junho e saindo para tocar outra vez com outros. Felizmente, entretanto, lá não aparece ter qualquer diferença perceptível dentro da música em si. Nas seis composições de Bernstein e três reinterpretações, o quarteto—incluindo o pianista Sullivan Fortner, o baixista Peter Washington e o baterista Joe Farnsworth—está completamente presente. Não há senso de tensão ou prudência em suas interações, não pairando incerteza. Os músicos exploram e dão o seu melhor.

“Harbor No Illusions”, uma das composições de Bernstein, é um destaque, o guitarrista e pianista atuando em um jogo particularmente intenso de identificação, enquanto Farnsworth e Washington enfurecem ao lado deles. A faixa título suínga em um passo vigoroso, enquanto a descontraída “Empty Streets” reflete a misteriosa, ainda que haja o sentimento de estranhamente calmo da existência em si, normalmente, da cidade abarrotada e bastante subjugada. Entre as reinterpretações, “Con Alma”de Dizzy Gillespie é uma joia, plena de sentimento e vida. Para a música, ao menos nestes dias, é tão normal como de costume.

Faixas : Simple As That; What Comes Next; Empty Streets; Harbor No Illusions; Dance In Your Blood; We'll Be Together Again; Con Alma; Bolld Wolf Moon Blues; Newark News

Músicos: Peter Bernstein: guitarra; Sullivan Fortner: piano; Peter Washington: baixo; Joe Farnsworth: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=2hfacfNd8tA

Fonte: JEFF TAMARKIN (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: