playlist Music

quinta-feira, 29 de julho de 2021

THUMBSCREW - THE ANTHONY BRAXTON PROJECT (Cuneiform)

Para muita gente, o estilo distinto do compositor e multi-instrumentista Anthony Braxton é obscurecido, também, pelos diagramas geométricos que ele usa para intitular seus trabalhos ou pela ambição de algo mais duradouro nas mais recentes óperas. Até agora, Braxton tem composto dúzias de grandes músicas e muitas delas refletem seu intenso interesse pelos trabalhos de Paul Desmond, Charlie Parker, Lennie Tristano e outros inovadores de pensamento semelhante. 

Como parte das celebrações que marcam o 75º aniversário de Braxton, os membros do Thumbscrew—o baixista Michael Formanek, o baterista/vibrafonista Tomas Fujiwara e a guitarrista Mary Halvorson— passaram uma longa tarde vasculhando os arquivos da Tri-Centric Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao trabalho e legado de Braxton. Os resultados podem ser ouvidos nesta gravação, uma adequada sequência ao soberbo lançamento do trio, de 2018, “Theirs”, que apresentou interpretações deles para seus pilares, indo de Herbie Nichols a Benny Golson, de Stanley Cowell e mais longe.

O repertório é uma lembrança da carreira diversificada de Braxton. O álbum inicia com “Composition No. 52”, uma peça flexível interpretada por seu quarteto estelar no início dos anos 90. “Composition No. 68” tem abstração lírica e a austeridade da estreia de Braxton, em 1968, com “3 Compositions of New Jazz”. A densidade de Halvorson, o solo incisivo é um destaque em “Composition No. 274”.  O vibrafone de Fujiwara em “Composition No. 35” produz um sentimento mais leve, enquanto o trabalho do arco de Formanek aumenta o de “Composition No. 150”.

Como é frequente no caso dos músicos, que lideram seus próprios trios, Thumbscrew mescla uma unidade mais intuitiva em cada nova gravação, ressaltando as diferenças cintilantes e criterioso fundamento comum entre os instrumentistas. Juntos eles exploram o território para muitas garimpagens do catálogo de Braxton. É necessário o exame deste entusiasmo.

Faixas: Composition No. 52; Composition No. 157; Composition No. 14 (Guitar); Composition No. 68; Composition No. 274; Composition No. 14 (Drums); Composition No. 61; Composition No. 35; Composition No. 14 (Bass); Composition No. 150; Composition No. 79. (46:54)

Músicos: Mary Halvorson, guitarra; Michael Formanek, baixo; Tomas Fujiwara, bateria, vibrafone.

Fonte: MARTIN JOHNSON (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: