playlist Music

sábado, 10 de julho de 2021

WILL VINSON - FOUR FORTY ONE (Whirlwind)

Will Vinson considera-se um pianista frustrado, que será menos surpreendente se você ouvi-lo tocar, porque o jovem londrino (que agora reside em Nova York) tem um sutil senso harmônico, que desenvolveu sobre sete lançamentos como líder. Porém, “ Whirlwind”, sua estreia, o satisfaz como uma espécie de sonho de um projeto de uma gravação em duo e formações em quarteto com não menos que cinco grandes tecladistas e suas respectivas seções rítmicas.

De longe, o mais importante, no senso de afinidade musical, é Gonzalo Rubalcaba. Com Larry Grenadier e Eric Harland, o grupo adota em “That Happened” uma esperta reimaginação de “It Could Happen To You” com um entusiasmo que não esteve ao redor desde os dias do bebop. Porém, há outros prazeres aqui, também. “Boogaloo” de Sullivan Fortner é uma perfeita abertura, e uma abordagem relaxada para a gravação, sem ensaio e muito pouco alvoroço de estúdio, empresta um estusiasmo palpável e uma espontaneidade nos procedimentos. “Cherry Time” de Gerald Clayton tem uma sombria intimidade palpitante sustentada por Matt Brewer e Clarence Penn, enquanto seu “I Am James Bond” longe de ser animado e seguro com o título sugere, é uma deliciosa balada.

Vinson consome as situações, e não há uma simples máquina velha. Ele sempre foi um daqueles instrumentistas que lida com, algumas vezes, assustadoras novas músicas como o jovem Bobby Fischer jogando xadrez velozmente, mas com humor e afetividade. De fato, aqui, cada faixa convida um pensamento desejoso, que houve em cada álbum com cada banda.  Isto deve ser, claro, o próximo passo. Mas para o momento, isto se sente como um sonho musical vira verdade.

Faixas: Boogaloo; Love Letters; Banal Street; Oasis; I Am James Bond; Cherry Time; Work; KW; The Way To You; That Happened; Milestones. (74:41)

Músicos: Will Vinson, saxofones soprano e tenor; Gerald Clayton, Sullivan Fortner, Tigran Hamasyan, Fred Hersch, Gonzalo Rubalcaba, piano; Matt Brewer, Larry Grenadier, Matt Penman, Rick Rosato, baixo; Obed Calvaire, Eric Harland, Billy Hart, Clarence Penn, Jochen Rueckert, bateria.

Fonte: Brian Morton (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: