playlist Music

domingo, 15 de agosto de 2021

A ETERNA BOSSA DE OSMAR MILITO

A bossa e o suingue do pianista paulista Osmar Milito estão de volta em seis refinadas faixas instrumentais no novo disco Milito Franco Moura, EP que coloca o velho maestro ao lado de outro patrimônio nacional, o cearense septuagenário Luciano Franco (guitarrista e contrabaixista). Gravado no Vila Estúdio, em Fortaleza, durante uma passagem recente do pianista pela capital cearense para shows no projeto Jazz em Cena do Centro Cultural Banco do Nordeste Brasileiro (CCBNB), o disco é um fora de série que registra a riqueza dos diálogos artísticos de escolas diferentes, mas interligadas.

Milito, lendário pianista residente da boate Number One, de Ipanema, nos idos de 1963/1964, que acompanhava Maria Alcina e se revezava no palco com Dom Salvador (e com os bicões Tom Jobim, Paulo Moura e outros, sempre lá a dar canjas), se exibe em plena forma em 2021, estraçalhando em faixas como Mais Que Sonhar, do compositor também cearense Dawlton Moura. O acompanhamento é de músicos do Nordeste - além do maestro Luciano Franco, o saxofonista Jorge Matteus Doudement e o trombonista Barney Oliver.

O músico reaviva o toque inestimável da bossa original, mas agora abrigada em novas harmonias de compositores também de gerações posteriores. Quatro das faixas foram gravadas em Fortaleza, antes da pandemia, e têm em comum um elevado senso rítmico, presente especialmente em faixas como Gafieira Esperta.

Milito celebrou seus 80 anos em maio. Começou sua carreira de intérprete e compositor no início dos anos 1960. De lá para cá, acompanhou Sylvinha Telles, Leny Andrade, Nara Leão, Maria Bethânia, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Jorge Ben, Elis Regina e Pery Ribeiro, entre vários outros. No começo da carreira, fez excursões por México e Estados Unidos, onde viveu por dois anos, abrindo shows de Sergio Mendes e tocando em clubes e universidades norte-americanas.

Faixas

1 – Um sonho a mais

2 – Mais que sonhar

3 - Gafieira esperta

4 – Colibri

5 – Reluz

6 – Forró brabo

Fonte : Farofafá (Jotabê Medeiros)

 

Nenhum comentário: