playlist Music

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

BILL EVANS – LIVE AT RONNIE SCOTT’S (Resonance)

Sunday at the Village Vanguard e Waltz for Debby de Bill Evans são, indubitavelmente, duas das mais finas gravações ao vivo no jazz. A habilidade para tocar o instrumento é lendária, a gravação imaculada. No entanto, a audição de “Live at Ronnie Scott’s”, um “novo” álbum ao vivo captura Evans com seu místico trio de 1968—o baixista Eddie Gomez e o baterista Jack DeJohnette—pode fazer, então, a comparação neste álbum com os dois anteriores pode soar um pouco inútil.

As 20 faixas ouvidas no Ronnie Scott’s são selecionadas a partir de uma grande variedade de noites ao longo de um trabalho de quatro semanas, na qual o trio Evans-Gomez-DeJohnette esteve no clube de Londres em 1968, gravado por DeJohnette com um equipamento de gravação de quatro canais e um microfone entre o baixo e o piano. O áudio, mesmo após a produção de DeJohnette e Zev Feldman, ainda silva e a as conversas da audiência podem ser proeminentes, entretanto estas qualidades fazem este álbum ao vivo mais animado. Sem os adornos formais de uma gravação “oficial”, o grupo pode apenas tocar. Pode desafiar expectativas ou necessidades para deixar a música tomá-las onde desejam. Em números como “Yesterdays”, a bateria ruge em estado natural, quase com ferocidade punitiva, refletindo a intensidade elevada do trio conforme eles entrelaçam um arrebatamento coletivamente improvisado. Os dedos do Gomez dançam através das cordas do baixo, quase subconscientemente, ativamente enfeitam a melodia de “Embraceable You” dentro de um balão animal de um solo, que mantém a luminosidade do original, mas mantém uma cativante forma nova.

Porém, é em “‘Round Midnight” onde este trio alcança seu zênite. O papel da seção rítmica já foi fluído nos grupos de Evans, mas, aqui, qualquer distinção de cronometrista versus solista funde-se na marca dos dois minutos da canção. O tempo está ímplicito, mantido pela pulsação interna constante do grupo com os três músicos enfileirados em suas próprias melodias reunidas. Um minuto depois, é difícil informar qual deles lidera cada voz, em constante movimento, cresce para encontrar imediata novidade em seus companheiros.

Faixas: Sleepin' Bee; You're Gonna Hear From Me (Version 1); Yesterdays; Turn Out the Stars; My Man's Gone Now; Emily (Version 1); Spring is Here; Embraceable You; For Heaven’s Sake; Someday My Prince Will Come; Quiet Now; 'Round Midnight; Stella by Starlight; Alfie; You're Gonna Hear From Me (Version 2); Very Early; Emily (Version 2); Waltz for Debby; Autumn Leaves; Nardis.

Músicos : Bill Evans: piano; Eddie Gomez: baixo; Jack DeJohnette: bateria.

Fonte: JACKSON SINNENBERG (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: