playlist Music

sábado, 28 de agosto de 2021

BRIAN LANDRUS - FOR NOW (BlueLand)

 Estivesse Walt Whitman ainda conosco, ele deveria ter sido um fã de Brian Landrus. Este especialista em palheta suave não toma verso livre ou explora temas arriscados em sua composição, mas ele definitivamente inclui multidões. Landrus trabalha com instrumentos de extrema relevância, e há uma leveza em suas linhas. Cada vez que ele encontra sólida base dentro de um dado formato, ele segue a explorá-lo em diferentes terrenos e sua música é marcada por dicotomias emocionais fortes —vigor e sensibilidade, firmeza e angústia, busca e capitulação. Antes de tentar apagar estas contradições, Landrus as envolve, fazendo seu trabalho mais honesto e completo.

“For Now”, o 10º álbum do instrumentista, é uma decolagem ponderada e maravilhosa aventura do trio em “The Deep Below” de 2015 e a produção em larga escala de “Generations” em 2017. Focando sua atenção no formato de quarteto, expandindo e contraindo a partir de lá, Landrus encontra seu caminho através de configurações tranquilas e cintilantes. O núcleo da banda inclui o pianista Fred Hersch, o baixista Drew Gress e o baterista Billy Hart—mais ocasionais participações do trompetista Michael Rodriguez e a hábil utilização de um quarteto de cordas— todos de primeira classe.

Com o saxofone barítono em mãos, Landrus pratica o síngue através de “The Signs”, valsa nos passos e estilo através de “The Miss” e engaja-se em fascinante diálogo com Hersch em “Ruby, My Dear” de Thelonious Monk. Wielding, na flauta, em “The Night of Change” adota uma atraente estética de fluxo brilhante. Os instrumentos expressam-se em seu potencial completo nas mãos de Landrus, mas é seu clarinete baixo que causa a mais profunda impressão. Quando ele assume este instrumento para reunir os espíritos em uma interpretação solo de “’Round Midnight” de Monk, o resultado é deslumbrante.

Faixas: The Signs; Clarity in Time; The Miss; JJ; For Now; ‘Round Midnight; Invitation; For Whom I Imagined; The Night of Change; The Second Time; Her Smile; The Wait; Ruby, My Dear.

Músicos: Brian Landrus: saxofone barítono; Michael Rodriguez: trompete; Fred Hersch: piano; Drew Gress: baixo; Billy Hart: bateria; Sara Caswell: violino; Joyce Hammann: violino; Lois Martin: viola; Judy Redhage-Ferber: cello.

Fonte: DAN BILAWSKY (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: