playlist Music

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

CP UNIT – ONE FOOT ON THE GROUND SMOKING MIRROR SHAKEDOWN (Ramp Local)

Adicione o saxofonista alto Chris Pitsiokos à lista dos residentes no Brooklyn sob o radar dos prodígios. Equipado com uma riqueza de talento, um impressionante (e profícuo) catálogo, e uma técnica improvisadora de arregalar os olhos, Pitsiokos é também um compositor no topo da grandeza. Como líder de um mutante CP Unit, ele providenciou fortes doses do seu potencial, que devemos ouvir como uma sequência de gravações, incluindo “Before the Heat Death (2017) ”, “Silver Bullet in the Autumn of Your Years (2018) ” e ao trabalho ao vivode  “Riding Photon Time (2019) ”.

Agora, com o lançamento de “One Foot on the Ground Smoking Mirror Shakedown”, o tempo de Pitsiokos chegou. A mais recente interação do CP Unit é uma máquina bem azeitada, apresentando os instrumentistas—guitarrista Sam Lisabeth, o baixista elétrico Henry Fraser e o baterista Jason Nazary—que compartilham um vocabulário de nível psíquico, atacando e suportando com precisão implacável e despreocupação livre.

A primeira das duas gravações da CP Unit foi descaradamente aceitável, e “One Foot” segue uma cópia similar: perpetuamente desfigurando, repleto de detalhe assimétrico. Porém, nestas quatro composições, Pitsiokos intercambia em estonteantes complexidades de lançamentos anteriores por visões mais espaçosas, e funciona com perfeição.

Como seu grupo elástico estabelece balanços harmônicos furtivos ao longo do trabalho, Pitsiokos solta a alma e dissonância em abundância. Há um gingado blueseiro em cozedura lenta (“One Foot on the Ground”, “Sibylant”), o furioso e arriscado do punk-jazz (“Orelius”), e o funk matemático da parte central da cidade (“Tarpit”). Ornette Coleman e Prime Time são influências óbvias, junto a James Chance e a Flying Luttenbachers (o baterista Weasel Walter foi um membro inicial da CP Unit). Porém, Pitsiokos traz uma voz distinta e uma entonação monolítica, que são todas suas, e merecedoras de serem ouvidas.

Faixas

1.One Foot On The Ground 08:54

2. Orelius 06:08

3. Sibylant 10:00

4.Tarpit 07:27

Músicos: Chris Pitsiokos – saxofone alto, eletrônica; Sam Lisabeth – guitarra elétrica; Henry Fraser – baixo elétrico; Jason Nazary - bateria e eletrônica

Fonte: BRAD COHAN (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: