playlist Music

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

KURT ELLING – SECRETS ARE THE BEST STORIES (Edition)

“Secrets Are The Best Stories” tem um pouco de segredo em si mesmo. As letras opacamente metafísicas de Kurt Elling, atualmente, significam alguma coisa? Combinada com a música de Jaco Pastorius, Wayne Shorter e o pianista/colaborador, Danilo Pérez, o resultado é um dos projetos mais desafiantes.

Audiências encontra o seco, poderoso e caloroso barítono de Elling e ele é bem-vindo de primeira. Eles estão apenas se mantendo confortáveis, então ele os agarrará com afiadas reviravoltas ácidas. A voz sedutora oculta ambiguidades ardilosas. “The Fanfold Hawk (For Franz Wright) ” é uma linha de Pastorius para voz e baixo, cujo vocalese combina com uma metáfora de pássaro como automotivação. Mesmo que nunca venha ao ponto, a música é comovente, em parte porque ela estrutura o virtuosismo do som de Elling tão abertamente. Porém, breve, ouvintes serão impulsionados para questões filosóficas sem respostas, feitas mais como enigmas do que como configurações musicais complicadas, que Elling e Pérez navegam com habilidade cativante.

O monólogo sussurrante interior de Elling em “Stages II, III” flutua nas piscinas de acordes calmos de Pérez. Em “Beloved” eles movem-se como sombras de cada outro, perambulando nas escalas com uma lógica ardilosa, que parecem abandonadas. Porém, voz e música convergem nos tons e frases, que lembram aos ouvintes como propriamente as especificações musicais são estabelecidas. Elling canta linhas que parecem impossíveis. Imagens musicais dissonantes e apavorantes alimentam densas metáforas envolvidas em camuflagem poética. A paixão é a seriedade e o lançamento perfeito. Agora, apenas entendo, exatamente, o que ele estava cantando.

Faixas: The Fanfold Hawk (For Franz Wright); A Certain Continuum; Stays; Gratitude (For Robert Bly); Stage I; Beloved (For Toni Morrison); Stages II, III; Song Of The Rio Grande (For Oscar And Valeria Martinez-Ramirez); Rabo De Nube; Esperanto; Epílogo. (46:53)

Músicos: Kurt Elling, vocal; Danilo Pérez, piano; Miguel Zenón (6), saxofone alto; Chico Pinheiro (10), guitarra; Clark Sommers, baixo; Jonathan Blake (2, 6), bateria; Rogerio Boccato (3, 4, 6, 10), Román Diaz (2), percussão.

Fonte: John McDonough (DownBeat)   

 

Nenhum comentário: