playlist Music

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

LUCIANA SOUZA – STORYTELLERS (Sunnyside)

 Vocalistas de orquestras foram, desta maneira, onipresentes acessórios no jazz, ao mesmo tempo que o modelo pareceu ser estabelecido em pedra. Arranjadores como Gil Evans, Bob Brookmeyer e Maria Schneider trouxe novos matizes e texturas para a instrumentação, mas o empertigado papel de vocalistas com coração partido tem permanecido preso ao passado.

Vince Mendoza é um destes arranjadores que tem apresentado novas e sutis aberturas, e Luciana Souza é uma das poucas vocalistas que tem habilmente movimentado-se entre vocalizações ao lado de orquestras sinfônicas e de jazz contemporâneo. Dado estas credenciais, não seria surpresa a combinação com a WDR Big Band Cologne—um frequente veículo para os aranjos de Mendoza—e uma seleção de generosas composições brasileiras produzirá resultados impressionantes.

Os vocais de Souza — cantado em Português ou sem palavras—são excepcionalmente bem integrados com a banda, como a extensão que soa como um 22º instrumento em “Varanda”. Altamente cinemático, a peça serve como a perfeita introdução para uma cuidosamente elaborada versão de “Matita Perê”, um deslumbrante tributo de Antônio Carlos Jobim à ecologia do seu país e ao homem comum. O arranjo de Mendoza é de multicamadas, com um tempo impecável mudando em seu ponto central e um efetivo solo de soprano por parte de Johan Hörlen. Porém, a força primária da WDR é aquela que permite executar uma lisonjeadora mistura do arranjo de Mendoza para uma versão de “Beatriz” e claras plataformas para solos expressivos. Em adição, o veterano baterista Hans Dekker tem o toque maleável e flexibiliza o sentimento para providenciar o acompanhamento ideal para “Storytellers”.

Faixas: Varanda; Matita Perê; Se Acontecer; Beatriz; Choro #3; Meu Pai; Baião A Tempo; Chora Coração; Mar De Copacabana; Sim Ou Não. (59:34)

Músicos: Luciana Souza, vocal; Wim Both, Rob Bruynen, Andy Haderer, Ruud Breuls, John Marshall, Bastian Stein, trompete; Ludwig Nuss, Shannon Barnett, Andy Hunter, trombone; Mattis Cederberg, trombone, tuba; Johan Hörlen, Karolina Strassmayer, Olivier Peters, Paul Heller, Jens Neufang, Stefan Karl Schmid, saxofones; Paul Shigihara, guitarra; Rainer Böhm, piano; John Goldsby, baixo; Hans Dekker, bateria; Marcio Doctor, percussão.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=HVcsoO4Yp-A

Fonte: James Hale (DownBeat)  



Nenhum comentário: